Você está aqui: Página Inicial > Antropologia > Sobre o curso

Sobre o curso

publicado 26/08/2016 10h31, última modificação 04/09/2017 14h59

Breve introdução

O Curso de Bacharelado em Antropologia do Campus Serra da Capivara, criado no segundo semestre de 2016, encontra-se dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIVASF de expansão de oferta de cursos de Ensino Superior no Semiárido nordestino, reduzindo a lacuna histórica da presença de IES na região. 

Concepção do Curso

O curso de Bacharelado em Antropologia tem como objetivo formar bacharéis com sólida articulação em história, teoria e prática da disciplina.

O percurso formativo possibilita ao discente uma formação interdisciplinar e pró-ativa viabilizado pela escolha no aprofundamento nos estudos e pesquisas em temas específicos da base obrigatória, preparando o egresso para uma atuação excelente no campo profissional e acadêmico. Após a integralização do curso, o bacharel terá repertório teórico e técnico para atuar na análise social, cultural e política de variadas demandas das políticas públicas ou científicas, assim como terá um ampla prática de ações em equipes interdisciplinares.

Dada a indissociabilidade da teoria e prática, o egresso será capacitado para a prática profissional e acadêmica informada pelas discussões éticas e sobre a responsabilidade social da prática antropológica. 

O curso supre desta forma a lacuna de formação de profissionais em ciências humanas no semiárido brasileiro que podem atuar de forma pró-ativa e interventiva no cenário de desenvolvimento da região.

Objetivos do Curso

O curso de Bacharel em Antropologia propõe a formação de bacharéis com sólido conhecimento teórico-metodológico e atualizados na discussão sobre a inserção do antropólogo na sociedade brasileira.

Balizado pelos documentos norteadores do Conselho Nacional de Educação e das demandas das Associações científicas e profissionais da área, o curso é formado pelos eixos teóricos, temáticos e ético-metodológicos, promovendo uma formação que contemple a implicação social da produção do conhecimento, seja aquele produzido para ambientes estritamente acadêmicos, ou o produzido para instituições públicas e privadas.

Com a graduação em Antropologia admite-se ao profissional habilidades e competências tanto para seguirem carreira acadêmica como profissional. Desta forma, suprindo a demanda por profissionais com conhecimento teórico e prática de trabalho de campo e com informações relacionadas a múltiplos aspectos do fenômeno humanos e das relações sociais. Os bacharéis em Antropologia estão aptos a trabalharem em pesquisas acadêmicas, projetos de intervenção social e na implementação de políticas de promoção de direitos, sempre promovendo a reflexão sobre a coletividade e o desenvolvimento nacional e regional, sobretudo da região do semiárido piauiense, o que garante a oferta de ensino, pesquisa e extensão aliado ao desenvolvimento regional, conforme preconizado no Programa de Desenvolvimento Institucional da UNIVASF.

O desenho do curso também objetiva fomentar o espírito autônomo na formação do bacharel que poderá se especializar em temas específicos da Antropologia, ou mesmo no diálogo interdisciplinar com os outros cursos oferecidos pela Instituição. O espírito autônomo será desenvolvido nas disciplinas de Práticas de Pesquisa e Extensão
e nas disciplinas optativas, assim como o diálogo interdisciplinar será garantido no Núcleos Temáticos e nas disciplinas eletivas previstas na grade curricular.

O pressuposto dessa articulação garante que ensino, pesquisa e extensão sejam tratados de forma interdisciplinar, com a constante reflexão e atualização da prática, teoria e metodologia, visando ainda propiciar ao bacharel a realidade que será vivenciada pelo mesmo, seja no campo profissional, seja no campo acadêmico.