Você está aqui: Página Inicial

Colegiado de Ecologia

O curso de Ecologia surge de uma demanda regional de profissionais da área ambiental, bem como de uma identidade das ciências ambientais que surge no Campus da Univasf de Senhor do Bonfim, integrando o atual curso de Ciências da Natureza com os cursos de Geografia e Geologia.

As universidades públicas brasileiras são constituídas a partir da tríade acadêmica composta pelo ensino, pesquisa e extensão e a indissociabilidade entre esses pilares, em suas dimensões ético-política e didático-pedagógica, é fundamental à qualidade dos serviços que essas instituições oferecem à sociedade. Assim sendo, o curso de Ecologia tem por objetivo promover a articulação dessas três funções, não só como um dos elementos essenciais que compõe o ensino superior, mas como o principal fundamento metodológico para a construção do conhecimento. Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2009-2014 da Univasf, em seu capítulo referente às definições dos objetivos e metas institucionais, "(...) nossa jovem universidade tem como objetivo central "atender a missão institucional de ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi no semiãrido brasileiro, reduzindo as desigualdades sociais e científicas em nível regional e nacional" (UNIVASF, 2009, p. 23). Nesse sentido, o curso de Ecologia visa formar profissionais com domínio dentro das diversas áreas da Ecologia por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, permitindo-o atuar na pesquisa ou na intervenção relacionada à preservação, conservação e manejo do meio ambiente.

Notícias

Arraste e solte uma coleção aqui.

Eventos

Workshop – Vulnerabilidades socioambientais e desafios para conservação da biodiversidade na Caatinga

O workshop – Vulnerabilidades socioambientais e desafios para conservação da biodiversidade na Caatinga, promovido por professores e estudantes do Curso de Ecologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), caracteriza-se por ser um evento de extensão, educativo e científico. O evento tem por finalidade discutir de uma perspectiva aplicada, a importância da conservação da caatinga, aliada à sua importância ecológica, cultural e econômica. Acreditamos que este evento contribuirá para a difusão dos conhecimentos gerados sobre vulnerabilidades socioambientais e desafios para conservação da biodiversidade na Caatinga. Para tanto, serão convidados professores da UNIVASF e de outras Instituições de Ensino Superior para debater o tema proposto. O público alvo serão os estudantes dos cursos da UNIVASF e de outras Instituições de Ensino, profissionais do poder público, setores de meio ambiente da esfera, municipal, estadual e federal, além da população local. As palestras e debates ocorrerão no dia 09 de agosto de 2017, a partir das 14:00h, no auditório da UNIVASF campus de Senhor do Bonfim-BA. As inscrições terão início à partir do dia 05 de julho de 2017.

Cartaz workshop.jpg



Vídeo - Quero ser Ecólogo!

Links