Você está aqui: Página Inicial > CEPPSI > SERVIÇOS

SERVIÇOS

por Layla Feitosa Maia Reis publicado 03/02/2017 21h00, última modificação 05/08/2019 08h50

Diagnóstico Institucional Interventivo 

Voltado à organizações públicas e privadas, com o objetivo de diagnosticar as nuanças institucionais que permitam compreender variáveis que digam respeito às relações entre as pessoas e seu trabalho, buscando melhorias internas no contexto da cultura organizacional e dos processos de gestão, favorecendo saúde e qualidade de vida. Realizado com grupos e equipes de trabalho, através de visitas técnicas, dinâmicas de grupo, aplicação de instrumentos científicos de coleta e entrevistas com gestores e colaboradores. Duração de dois meses.


Grupos Interventivos em Clínica do Trabalho

Intervenções clínicas focadas na relação trabalho-subjetividade humana, a fim de ressignificar sofrimentos no e por causa do trabalho. Voltados a trabalhadores formais ou não, aposentados, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – afastados por motivo de acidente ou doença, desempregados e instituições que queiram investir na saúde de seus trabalhadores. Encontros semanais ou quinzenais de até 10 participantes, com duração de cerca de 2 h, sendo realizadas dinâmicas de grupo e elaboração conjunta de projetos de vida/trabalho.

Serviço para Pais/Famílias

Espaço de troca de experiências entre os membros da família tendo como principais temas a serem abordados: fortalecimento de vínculos; regras e limites; estilos parentais e intergeracionalidade das praticas parentais. As atividades podem acontecer no formato individual ou em grupo, semanalmente, tendo duração média de 8 encontros, o que determina é a disponibilidade e demanda familiar.

Psicologia e Promoção de Cuidado ao Estudante Universitário

Projeto de extensão que tem como objetivo acolher o sofrimento psíquico, promover saúde e qualidade de vida dos estudantes universitários, através de grupos promovam um espaço de fala para lidar melhor com as dificuldades diárias do contexto acadêmico.

Grupo de Atenção e Cuidado ao Estudante Universitário

Tem como objetivo promover cuidado ao estudante universitário com queixa de ansiedade através da Analise Bioenergética, trabalhando a integração corpo-mente.

Tratamento para Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Psicoterapia em grupo com base na Terapia Cognitivo-Comportamental para pacientes adultos, sendo 01 encontro de 2 horas por semana e duração total de 04 meses. O TOC é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, que invadem a mente causando ansiedade e obrigando o indivíduo a executar rituais ou compulsões que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões, com a intenção de aliviar um desconforto.

Tratamento para Pacientes com Transtorno do Pânico

Psicoterapia em grupo, com base na Terapia Cognitivo-Comportamental, para pacientes adultos, sendo 01 encontro de 2 horas por semana e duração total de 04 meses. O transtorno de pânico (TP) é caracterizado pela presença de ataques frequentes e inesperados de ansiedade, em que a pessoa tem a impressão de perigo imediato. Em geral apresenta medo de ter uma nova crise, passando a evitar locais ou situações nas quais já ocorreram os ataques.

Grupo Terapêutico

Sendo uma possibilidade terapêutica para as pessoas que, através dos encontros, podem obter um suporte psicológico sobre as suas questões existenciais, o grupo terapêutico tem o objetivo de gerar reflexões, de modo que seja possível criar uma rede de apoio e compartilhamento entre os participantes. Desse modo, essa modalidade terapêutica reúne pessoas diferentes, com demandas distintas, onde, cada um com os seus potenciais, limitações, facilidades e dificuldades vão revelando as suas formas peculiares de interagir com o mundo, através das relações.

Grupo Tecendo Sentidos

Grupo psicoterápico destinado a participantes adultos jovens, na faixa etária de 20 à 40 anos, de ambos os sexos. O objetivo é psicoterapêutico com abordagem de temas existenciais (ansiedade, emoções, culpa, angústia, solidão, relacionamento e conflitos). O grupo é fechado e terá 10 encontros.

Grupo de Cuidado para Promoção de Saúde

Tem como objetivo promover acolhimento terapêutico para mulheres maiores de 18 anos com sintomatologia depressiva através da Analise Bioenergética, trabalhando a integração corpo-mente.

Psicoterapia Individual

Atenção psicológica contínua, sem limite de sessões, voltada a crianças, adolescentes, adultos e idosos com dificuldades emocionais, de aprendizagem, psicomotoras, entre outras demandas. Consultas, geralmente, semanais, com duração de até 50 minutos.

Aconselhamento e Planejamento Estratégico de Carreira

Atenção psicológica que propõe aliar objetivos e metas profissionais e de vida a uma carreira a seguir, favorecendo o planejamento de estratégias com vistas à autorrealização e ao sucesso psicológico. Voltado a estudantes universitários, profissionais buscando redefinir seus projetos, aposentados ou qualquer pessoa que queira investir em um projeto de carreira. Envolve entrevista por competência, aplicação de testes psicológicos e/ou participação em dinâmica de grupo, preenchimento de planilha de Planejamento Estratégico Pessoal e entrevista devolutiva, com duração de 4 a 5 encontros de até 2 h cada.

Orientação Profissional Individual e em Grupo

Tem como objetivo principal auxiliar o sujeito a se sentir mais seguro e menos ansioso para fazer uma escolha profissional, possibilitando a discussão e reflexão sobre temas que perpassam o momento da escolha profissional. As atividades podem acontecer em grupo ou individual o que determina o formato é a disponibilidade e demanda do sujeito.

Acompanhamento Psicopedagógico

Visa auxiliar o sujeito que, por diversas razões, não consegue ou está com dificuldades de aprendizagem. Com isso o serviço busca minimizar aquilo que impede o aprendizado do sujeito, reduzir os fracassos na aprendizagem e aumentar sua autonomia. Os meios utilizados para que o profissional atinja esse objetivo são específicos para cada caso. A duração dos encontros tem duração média de 50 min.

 

Avaliação Psicopedagógica

Ocorre quando se identifica queixa escolar na realização da triagem. Geralmente são necessários de 4 a 5 encontros com duração média de 50 min. Durante o processo são avaliados, o desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial e outros aspectos possibilitando identificar ou descartar dificuldades ou limitações em algum aspecto do desenvolvimento, principalmente os que estão relacionados à aprendizagem.

 

Avaliação Terapêutica

Avalia questões-problemas trazidas pelo cliente, por meio da utilização de diversos instrumentos e técnicas psicológicas. Além disso, são realizadas intervenções imediatas, gerando benefícios terapêuticos à pessoa e/ou grupo avaliado (família). O serviço é direcionado a crianças e adolescentes (5 a 18 anos) que busquem avaliação de características como: agressividade, impulsividade, ansiedade, depressão, isolamento, medos, dificuldades de relacionamento, dificuldades de atenção e aprendizagem, etc. O processo terá duração de 6 a 10 sessões, sendo geralmente um atendimento semanal, com duração de 50 minutos.