Você está aqui: Página Inicial > COVID-19 > Sobre a Covid-19

Sobre a Covid-19

publicado 13/05/2020 10h52, última modificação 13/05/2020 10h52

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca infecções respiratórias. Descoberto a partir de um surto ocorrido na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019, o novo coronavírus, como vem sendo chamado o SARS-CoV-2, se espalhou pelo mundo no início de 2020. Em meados de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia em virtude da disseminação da Covid-19 em diversos países.

Os sintomas mais comuns da Covid-19 podem variar de um resfriado até uma pneumonia severa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, ocasionando falta de ar no paciente que tem a doença. De acordo com a OMS, algumas pessoas infectadas apresentam apenas sintomas leves. Cerca de 80% dos pacientes se recuperam da doença sem a necessidade de tratamento hospitalar. Aproximadamente 20% dos casos podem necessitar de atendimento hospitalar por apresentar dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem precisar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória, com suporte ventilatório.

Os Coronavírus

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, que se assemelha a uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectar com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Fonte: Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde