Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica de Saúde e Biotecnologia da Univasf produz vídeos sobre a Covid-19

publicado: 19/05/2020 17h02 última modificação: 19/05/2020 17h02
Gersica Brito

Qual a filogenia dos coronavírus? Como o vírus se replica dentro da célula? Essas são algumas das perguntas respondidas nos vídeos produzidos pela Liga Acadêmica de Saúde e Biotecnologia (LASBTECH) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). São 14 vídeos produzidos pelos integrantes da Liga e postados no Instagram e no canal do YouTube da LASBTECH, que buscam esclarecer questões sobre o novo Coronavírus e a Covid-19.

A ideia surgiu dos ligantes da LASBTECH, estudantes do curso de Ciências Biológicas da Univasf. Os professores Marlos Gomes Martins e Michely Correia Diniz são os responsáveis por responder as dúvidas, que surgiram através de interações com os seguidores do Instagram. As postagens se iniciaram no mês de abril no Instagram e, posteriormente, em maio, no canal do YouTube.

Participante da comissão de comunicação da Liga, Ane de Souza Novaes, estudante do 7° período de Ciências Biológicas, diz que a Liga percebe a responsabilidade de promover a divulgação científica, principalmente no cenário de pandemia, por isso decidiram continuar a produção de conteúdo mesmo que não fossem possíveis as atividades presenciais. Por isso, além dos vídeos a LASBTECH irá promover uma palestra online no YouTube com o tema “Vacinas contra pandemias” com um pesquisador da Fiocruz, Lindomar José Pena, no dia 29 de maio, às 19h.

Michely Correia, coordenadora da LASBTECH, explica que essa ação visa contribuir com a popularização das informações científicas de qualidade, desfazendo as notícias falsas, conhecidas como fake news. “Essas ações demonstram como a Ciência, a Educação, e as Universidades são fundamentais e indispensáveis para solucionar os problemas de várias ordens, principalmente os que dizem respeito à saúde da população. Sem Ciência e Educação não há solução”, ressalta a professora.