Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CPA da Univasf realiza Autoavaliação Institucional para analisar ensino, pesquisa, extensão e gestão

Notícias

CPA da Univasf realiza Autoavaliação Institucional para analisar ensino, pesquisa, extensão e gestão

Questionário deve ser respondido por discentes e servidores até 28 de fevereiro

publicado: 06/02/2018 17h23 última modificação: 07/02/2018 17h13
Mônica Santos

Com o objetivo de identificar demandas e estimular o fortalecimento dos aspectos positivos da instituição, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza a Autoavaliação Institucional 2018. A avaliação pode ser feita pelo site da CPA até 28 de fevereiro, por meio de um questionário online, que deve ser preenchido por discentes, docentes e técnico-administrativos em educação da Univasf.

A Autoavaliação Institucional é uma importante ferramenta utilizada para identificar fraquezas e qualidades da instituição e se constitui na base para elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional, um dos documentos apresentados ao Ministério da Educação (MEC) nos processos de reconhecimento e avaliação dos cursos ofertados pelas universidades. “É um processo extremamente importante e por isso pedimos a participação de toda a comunidade acadêmica”, frisa a presidente da CPA, Lucimara Araújo Campos.

O questionário da Autoavaliação Institucional 2018 pode ser acessado com o número do CPF do avaliador, pelo site da CPA ou através deste link. Na avaliação, são analisadas dez dimensões, que variam de acordo com o perfil do avaliador. Cada categoria da comunidade acadêmica responderá a perguntas gerais sobre a estrutura da instituição e a perguntas específicas, que variam de acordo com o perfil acadêmico de alunos, técnicos e professores.

Os pontos avaliados levarão em conta os seguintes quesitos: responsabilidade social; missão, desenvolvimento, organização e gestão da instituição; comunicação com a sociedade; infraestrutura; políticas de atendimento a estudantes e egressos; ensino, pesquisa e extensão; sustentabilidade financeira e políticas de pessoal e carreira.

Caso haja algum problema com o acesso ao questionário é possível solicitar um código para a Comissão pelo e-mail cpa@univasf.edu.br ou telefone: (74) 2102-7657. A equipe também está disponível para tirar dúvidas sobre as perguntas pelo telefone, e-mail ou pessoalmente no setor, que fica no térreo do Bloco de Colegiados, ao lado da sala do SIC, no Campus Juazeiro, e funciona no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Haverá um computador disponível na sala da CPA para quem quiser responder a avaliação no local.

Segundo a presidente da CPA, os resultados da avaliação serão discutidos pelos Colegiados e encaminhados à Reitoria, para que as demandas sejam analisadas. Após o encerramento do período para preenchimento questionário, será elaborado o Relatório de Autoavaliação Institucional, que será enviado ao Ministério da Educação (MEC). Lucimara Campos enfatiza ainda que o relatório também deve ser utilizado junto com o planejamento estratégico da Universidade para nortear as ações de desenvolvimento institucional.

De acordo com ela, este é o momento da comunidade acadêmica solicitar melhorias e expor os pontos fortes da instituição contribuindo, assim, para seu desenvolvimento. “A avaliação é importante por analisar e propor as mudanças e melhorias detectadas pela comunidade acadêmica, a fim de agirmos, de forma coletiva, para fortalecer a imagem da Universidade”, afirma.