Você está aqui: Página Inicial > Sobre o CPGCM

Sobre o CPGCM

por Luis Ricardo Araújo Dias publicado 15/05/2018 15h29, última modificação 15/05/2018 15h29

O Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco, aprovado junto à CAPES na modalidade mestrado, foi fundado em 2007 e conta atualmente com um corpo interdisciplinar formado por 16 professores. Sua área básica é voltada para o estudo de Materiais Não-Metálicos e as linhas de pesquisa são:

  • Preparação e Caracterização de Materiais;
  • Teoria em Novos Materiais.

 

A seleção de alunos para o curso é feita anualmente, através de Edital.

O curso de Mestrado do PPGCM  tem duração mínima de 12 (doze) e no máximo de 24 (vinte e quatro) meses. Para obter o título de mestre, o aluno deve integralizar um mínimo de 20 (vinte) créditos, desenvolver e defender um projeto de pesquisa. Além disso, exige-se aprovação no exame de proficiência na língua inglesa.

O curso funciona com uma infraestrutura moderna, formada por vários laboratórios multiusuários que permitem a produção e preparação de diversos tipos de materiais e amostras, assim como laboratórios especializados, equipados com equipamentos que permitem a caracterização estrutural, química, superficial, mecânica, ótica e biológica dos materiais, entre outras. O curso de Mestrado é gratuito e atualmente o programa conta com várias modalidades de bolsas, financiadas pelos órgãos de fomento FAPESB, FACEPE, CAPES e CNPq.