Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formato Impresso em Senhor do Bonfim > Exposição “Formato Impresso” inicia temporada no campus Senhor do Bonfim

Notícias

Exposição “Formato Impresso” inicia temporada no campus Senhor do Bonfim

publicado: 27/02/2019 14h26 última modificação: 27/02/2019 14h26

O universo dos impressos na arte da contemporaneidade é vasto e amplo. Somado a essa ferramenta de produção artística, tem-se a oportunidade de discutir, por meio desses trabalhos, questões sociais e políticas dos dias atuais.

A partir dessas novas estratégias, a exposição "Formato Impresso" busca explorar esse tipo de criação e promover o debate sobre as novas configurações de arte.

A instalação ocorrerá na próxima quinta-feira (07), no 1º andar da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Senhor do Bonfim (BA), a equipe da DACC realizará a ocupação na manhã deste dia e a tarde já estará disponível para visitação.

A mostra continuará disponível para visitação gratuita até final de abril, de acordo com o horário de atendimento local.

Entre os trabalhos expostos estão cartazes, ilustrações, panfletos e lambes (pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos), que foram coletados e disponibilizados por artistas que utilizam a arte urbana e impressa como ferramenta.

Um exemplo é o artista multimídia paulistano, Guto Lacaz, que assina a maior parte das obras presentes nesta exposição. Participam também artistas e coletivos de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Todas as obras foram cedidas por eles, voluntariamente, para exibição.

A exposição é um desdobramento da I Feira de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (FACA), que aconteceu em julho de 2018, em Juazeiro (BA), e que culminou em processos de partilha entre os artistas locais e de outras cidades e estados. A produtora cultural e uma das organizadoras do "Formato Impresso", Déba Viana Tacana, destaca que essa é uma oportunidade de pensar as diferentes formas de acesso, circulação da obra e, também, de conteúdo. "As obras selecionadas oferecem a condição de superar a questão estética porque ela traz um conteúdo político que na atual conjuntura está nos custando muito caro: o diálogo, a comunicação", aponta. 

O "Formato Impresso" é uma produção da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e se diferencia das exposições impressas realizadas anteriormente ao substituir a linguagem fotográfica por cartazes. "Trata-se de uma produção estética que geralmente é descartada, estão nos murais, mas nunca em um local de exposição. Resgatar esses formatos e trazê-los para a galeria proporciona um deslocamento do produto final, mas também uma mudança de conceito", analisa o diretor da DACC, Edson Macalini.

 Cartazes Formato impresso SBF - 04-02-19 - JC redes.png