Você está aqui: Página Inicial > Arquivos e Notícias para a página inicial > Notícias > Univasf lança edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais 2018

Notícias

Univasf lança edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais 2018

por publicado: 23/01/2018 07h18 última modificação: 23/01/2018 07h18

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou, hoje (22), o edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2018. Este ano, a Univasf disponibiliza 1.530 vagas para os 28 cursos, ofertados nos seis campi da instituição localizados nos municípios de Petrolina (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). As vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018, cujas inscrições estarão abertas de amanhã (23) até sexta-feira (26).

Edital N° 1/2018, que regulamenta o Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2018 da Univasf, estabelece novas modalidades de concorrência, com a criação de grupos específicos para pessoas com deficiência, além dos já existentes para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas. A distribuição das vagas cumpre o que determina a Lei Nº 12.711/12, a Lei de Cotas, com a reserva de 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Os outros 50% são destinados à Ampla Concorrência, pela qual podem concorrer candidatos que cursaram o ensino médio em cursos regulares ou equivalentes em qualquer instituição de ensino.

Com as mudanças, a Univasf passa a ter nove modalidades de concorrência, conforme consta no edital e na relação abaixo. Os candidatos interessados em participar da seleção para ingresso nos cursos da Univasf devem ler atentamente o Edital N° 1/2018 para identificar a modalidade pela qual irá concorrer. O edital contém todas as informações necessárias para auxiliar o candidato na hora da escolha do curso e da modalidade de concorrência.

As inscrições no Sisu poderão ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (26) por candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2017, e não tenham tirado zero na prova de Redação. Nesta primeira edição do ano do Sisu, a Univasf irá preencher todas as vagas ofertadas para os dois semestres letivos de 2018. Podem concorrer às vagas candidatos que já concluíram ou irão concluir o ensino médio até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para efetivação da matrícula.

Confira no Portal do Ingressante da Univasf o cronograma completo do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG 2018). Também estão disponíveis no portal, o quadro de vagas, com a distribuição por curso e modalidade de concorrência, a relação de documentos necessários para matrícula, além de um quadro com as notas mínimas, médias e máximas de ingresso dos estudantes matriculados na Univasf durante o Processo Seletivo 2017. No site institucional, os candidatos podem encontrar informações sobre os cursos da Univasf e acessar as páginas dos colegiados acadêmicos. A divulgação dos classificados na Chamada Regular do Sisu está prevista para 29 de janeiro e as matrículas na Univasf deverão ser realizadas nos dias 1º, 2 e 5 de fevereiro.

Modalidades de Concorrência para o PS-ICG 2018:

Grupo L1: para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L2: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L5: para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L6: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L9: para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L10: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L13: para candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L14: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo Ampla Concorrência (A0): para os candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.