Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e professores da Univasf podem avaliar desempenho docente no semestre 2016.2

Notícias

Estudantes e professores da Univasf podem avaliar desempenho docente no semestre 2016.2

publicado: 25/09/2017 17h31 última modificação: 25/09/2017 17h31
João Pedro Ramalho

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com o período aberto para avaliação do desempenho dos docentes, referente ao semestre letivo 2016.2. A iniciativa tem o objetivo de medir o desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Univasf e é feita, semestralmente, em duas modalidades: avaliação dos professores pelos estudantes e dos docentes por seus pares. O prazo para discentes e educadores participarem do processo está aberto até o dia 27 de outubro.

As avaliações consistem em questionário com perguntas objetivas, além de um espaço para considerações escritas, e devem ser feitas online, tanto pelos estudantes, quanto pelos docentes. Os discentes analisarão o desempenho dos professores de cada disciplina na qual estiveram matriculados no semestre 2016.2, através de itens como a didática de ensino, a postura na sala de aula e as formas de avaliação. Já os docentes examinarão a participação de seus pares – lotados no mesmo Colegiado – em projetos de pesquisa e extensão e em atividades administrativas, bem como a postura ética profissional. As informações serão enviadas de forma anônima.

A participação no processo de avaliação é voluntária. Ainda assim, a presidente da CPA e professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf, Lucimara Araújo Campos Alexandre, ressalta a relevância dessa contribuição para a melhoria da Universidade, inclusive na experiência dos estudantes em sala de aula. “É importante que os discentes façam a avaliação, porque isso irá gerar uma melhoria na prática pedagógica dos professores”, afirma a docente.

De acordo com Lucimara, os resultados da avaliação docente serão repassados para os colegiados de curso, cujas Comissões Próprias terão o papel de trabalhar a prática pedagógica dos educadores. “Esse resultado será mostrado ao professor pelo Colegiado, que irá pensar o que pode ser feito para melhorar o desempenho no ponto em que o docente foi avaliado como insatisfatório”, explica a presidente da CPA.

A CPA também prevê o lançamento, em novembro, de novas avaliações institucionais, dessa vez envolvendo toda a comunidade acadêmica. Segundo Lucimara, essas avaliações têm o objetivo de diagnosticar as potencialidades e, principalmente, as fragilidades da Univasf, a fim de que possam ser resolvidas.