Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso-BA > O campus

O campus

por Marcelo Magno Espíndola Melo publicado 21/09/2017 09h34, última modificação 17/11/2017 16h51

A Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf foi criada em 2002, por meio da Lei nº 10.473/2002, e possui como objetivos a oferta de ensino superior, o desenvolvimento da pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e a promoção da extensão universitária em toda sua região de abrangência.

O Curso de Medicina do campus Paulo Afonso/BA surgiu a partir da iniciativa do Governo Federal para expansão da oferta do ensino médico, a partir de 2012, com a publicação da Portaria nº 109, de 05 de junho de 2012. Esta expansão caracteriza-se como uma das ações que visam suprir a demanda por profissionais da Medicina no país, especialmente em áreas com extrema carência de médicos e baixa qualidade nos serviços públicos de saúde.

A Univasf foi uma das oito instituições contempladas com autorização do Ministério da Educação para criação de  novos cursos de Medicina, tendo em vista sua importante localização e atuação na área do submédio do São Francisco.

Provisoriamente, o campus Paulo Afonso/BA está funcionando nas instalações do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), antiga Escolinha da Chesf. O local foi reformado para receber salas de tutoria, laboratórios, biblioteca e salas administrativas, até que a construção da sede própria do campus esteja concluída.

A primeira turma do curso de Medicina – campus Paulo Afonso/BA ingressou no período 2014.2. A aula inaugural, realizada no dia 15 de setembro de 2014, reuniu autoridades e servidores da universidade, no Memorial da Chesf.

Veja no vídeo a seguir a aula inaugural do curso: