Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota da Reitoria sobre Solenidade de Inauguração da Policlínica

Nota da Reitoria sobre Solenidade de Inauguração da Policlínica

publicado: 20/03/2017 10h46 última modificação: 20/03/2017 10h53

A Reitoria da Univasf tem se pautado e executado ações visando sempre à consolidação e ao reconhecimento do seu papel institucional em oferecer ensino superior e serviços de qualidade à comunidade através da gestão responsável de uma das maiores Universidades Públicas do interior do Nordeste, independentemente do contexto político e econômico.

Diante dos fatos ocorridos na última sexta-feira (17), por ocasião da inauguração do edifício da Policlínica, conforme previamente informado, mesmo ainda sem confirmação por parte da equipe de cerimonial do Ministério da Educação (MEC), durante Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Conuni), realizada no dia 10/03/17 e em notícia publicada no site institucional da Univasf, logo após confirmação da referida inauguração com a presença do Ministro de Estado da Educação e sua equipe, faz-se necessário esclarecer o seguinte:

1. É praxe institucional na ocasião de inaugurações ou solenidades do gênero o convite ao MEC e até à Presidência da República, prevalecendo a posição de segurança da autoridade maior;

2. Quando da visita do Ministro de Estado da Educação, por ocasião da participação em solenidades, a exemplo da inauguração de prédios públicos, o cerimonial é da competência do MEC, que organiza e decide sobre a metodologia a ser adotada para a realização do evento;

3. Diante do acima exposto, o referido cerimonial decidiu por realizar a inauguração em solenidade fechada com lista de convidados a ser enviada pelo próprio MEC, considerando o espaço escolhido para tal e de acordo com a capacidade do hall de entrada do edifício onde a solenidade seria realizada, definida para 100 (cem) convidados;

4. Previamente, o gabinete da Reitoria havia encaminhado lista com nomes de todos os membros da comunidade acadêmica (servidores e estudantes) a serem convidados para a referida solenidade;

5. Diante das limitações de espaço, a equipe de cerimonial do MEC solicitou a esse gabinete a sugestão de convidados da Universidade, com a perspectiva de envio de 60 convites;

6. O gabinete da Reitoria, imediatamente, encaminhou a lista de conselheiros do Conuni, composta de todos os coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, representantes do corpo técnico-administrativo e do corpo discente, parte da equipe administrativa (assessores e secretários), presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e presidente do Sindicato dos Docentes (SINDUNIVASF), cabendo ao cerimonial do MEC fazer os respectivos convites e a organização da solenidade, tanto em relação aos processos logísticos, quanto à segurança do Ministro e equipe.

Reiteramos o nosso apoio ao direito de qualquer cidadão à livre manifestação e expressão, de forma individual ou coletiva, e o reconhecimento da importância do movimento estudantil e das estratégias de manifestações.

Vale ressaltar que o esforço desta administração superior, sempre comprometida em tratar de forma pública, republicana e honesta os processos relativos à gestão universitária, será o de agir prioritariamente respeitando a legalidade e sua devida adequação à vida acadêmica em nossa Universidade.

Oportunamente, convidamos toda a comunidade acadêmica da Univasf a participar de visita guiada às instalações da Policlínica, na próxima quarta-feira (22), às 8h30, conforme convite.

Petrolina, 20 de março de 2017

Julianeli Tolentino de Lima