Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Seminário de Teoria Arqueológica Contemporânea começa nesta quarta-feira (11) no Campus Serra da Capivara

publicado: 10/12/2019 10h36 última modificação: 10/12/2019 10h36
Gersica Brito

Terá início, nesta quarta-feira (11), o 1º Seminário de Teoria Arqueológica Contemporânea, organizado pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PParque) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O seminário irá acontecer no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), até sexta-feira (13). O evento reunirá mais de 300 participantes, entre professores, pesquisadores e estudantes da região e de vários outros estados do país. A programação do seminário é ampla e conta com diversos espaços em que serão discutidas temáticas relevantes para a Arqueologia.

O vice-reitor Telio Nobre Leite participará da solenidade de abertura do seminário, que será realizada no auditório do campus, amanhã (11), a partir das 9h. A conferência de abertura será ministrada pela professora Camila Azevedo de Moraes Wichers, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que falará sobre o tema “Em Busca de Simetria: Limites e Possibilidades nos Processos de Musealização e Representação da Arqueologia”.

Ao longo do primeiro dia, haverá também mesa redonda, sessão de comunicações, em que serão apresentados os trabalhos de pesquisa, e minicursos, que acontecerão à noite. Os minicursos terão quatro temáticas: “Arqueologias, Simetrias e As Viradas do Século XXI”; “Antropologia Dentária como Ferramenta para Obtenção de Informações Bioarqueológicas”; “Tópicos em Conservação de Sítios de Arte Rupestre”; “Geoprocessamento Aplicado em Arqueologia”.

O professor da disciplina que deu origem ao evento, Leandro Mageste, diz que para ele e para os discentes do PParque, a expectativa em relação ao seminário é a de construir no Campus Serra da Capivara um espaço para realização de debates qualificados e socialmente relevantes e que tenham como tema as teorias e métodos que confrontam a Arqueologia na atualidade. No decorrer da programação, seja nos espaços de apresentação de trabalhos, nos minicursos ou nas mesas redondas, os debates estarão sempre presentes. A programação detalhada está disponível neste link.

A conferência de encerramento do 1º Seminário de Teoria Arqueológica Contemporânea será proferida pela arqueóloga Niède Guidon, presidente Emérita da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), na sexta-feira (12), a partir das 16h. Niède recebeu da Univasf, em 2018, o título de Doutora Honoris Causa  pela relevância de seu trabalho para a região e a preservação do Parque Nacional Serra da Capivara e também para a criação do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf.

A última atividade do evento será o “Rock Rupestre 2019”, que terá como atrações confirmadas: Rodrigo Lessa, Morgana, A Terceira Lâmina (Lá Per Si), Grollado, Rádio Guerrilha, Brega Metal e Gildomar. As apresentações serão no Espaço Clubinho, Praça do Abrigo, no centro de São Raimundo Nonato. Os interessados devem levar 1 quilo de alimento não perecível ou 1 quilo de ração canina para doação.

De acordo com o professor Leandro Mageste, o seminário representa a oportunidade de consolidação e divulgação das atividades da pós-graduação, que iniciaram este ano. “O evento superou nossas expectativas. A ideia era ser um trabalho de uma disciplina e ganhou a cara de um evento estadual de Arqueologia do Piauí, já que envolve de uma maneira estreita os professores e pesquisadores da região, além de estudantes de outras instituições do Nordeste”, destaca.