Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Administração e Empreendedorismo no Desenvolvimento Regional” será tema de simpósio e jornada científica na Univasf

publicado: 03/08/2017 15h57 última modificação: 03/08/2017 17h08
Mônica Santos
Evento acontecerá em setembro no Campus Sede, em Petrolina (PE)

Empreender, administrar, gerar lucros e expandir são conceitos que vêm mudando a vida das pessoas de forma direta e indireta. E é com o intuito de discutir o impacto do empreendedorismo e da administração no desenvolvimento da região que o Colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o V Simpósio e a I Jornada Científica de Administração do Vale do São Francisco. Com a temática: Administração e Empreendedorismo no Desenvolvimento Regional, o evento acontecerá entre os dias 12 e 16 de setembro, no Campus Sede da Univasf e na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Petrolina (PE). As inscrições estão abertas.

A inscrição é feita através do preenchimento do formulário online presente no site do evento e pode ser realizada até o dia 10 de setembro. A taxa de inscrição é calculada com base na quantidade de dias que o inscrito estará presente, sendo 1 kg de alimento para participar na terça-feira e no sábado e R$ 15,00 para participar nos demais dias.

A submissão de trabalhos pode ser feita até 17 de agosto, com o envio do resumo para o e-mail organizacao.vsiad@gmail.com. O trabalho deverá estar em forma de banner e estar dentro de uma das áreas de interesse, que são: Administração Ambiental; Administração da Informação; Administração Pública; Agronegócios; Contabilidade; Empreendedorismo e Inovação; Finanças; Gestão de Operações e Logística; Gestão de RH; Gestão Estratégica; Globalização e Internacionalização de Empresas; Marketing; Pesquisas com Foco em Desenvolvimento Regional; Teoria das Organizações; Terceiro Setor e Responsabilidade Social. A submissão é gratuita, porém, caso aprovado, pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento. O resultado será divulgado no dia 1º de setembro.

A programação do simpósio será dividida pelos horários e terá em sua programação palestras, minicursos, mesas redondas, oficinas, encontros, produção científica onde os alunos poderão submeter trabalhos, e visitas técnicas. Das 19h às 21h, haverá o simpósio, com palestras voltadas para o tema e representantes do SENAC, da Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC) do Vale do São Francisco, professor convidado da Abrãao Saraiva, Coordenador do Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de professores da Univasf.

Além disso, haverá uma mesa redonda que contará com a presença do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, e outras pessoas do ramo. Será discutido desde a relação mercado, setor público e academia, o desenvolvimento das Empresas Juniores da Univasf, além do Encontro de carreiras e da sexta do vinho. Já das 21h às 22h haverá a jornada científica com apresentação e discussão de trabalhos em forma de banner.

Serão trabalhados, entre os participantes das diferentes áreas, os conceitos básicos de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional, elementos teórico-práticos para fomentar a inovação, a criatividade e o espí­rito empreendedor. O objetivo é fazer com que os participantes sejam familiarizados com a possibilidade de empreender e inovar para, assim, poder contribuir com o desenvolvimento regional.

De acordo com o professor Deranor Oliveira, professor do Colegiado de Administração e membro da comissão organizadora, é muito importante trazer a discussão sobre esta corrente de inovação, ainda mais em um momento de crise como este. “Estamos voltando com o simpósio depois de cinco anos e começando a jornada científica porque o empreendedorismo é um fator muito importante a ser tratado, pois é uma alternativa para a recuperação da economia, e é uma temática que está crescendo muito e que precisa ser discutida dentro da academia”, afirma.

Mais informações, como a programação completa e as normas de submissão de trabalhos se encontram no site do evento.