Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Ensino de Geometria e Matemática: um relato de pesquisas” será tema de palestra na Univasf

Notícias

“Ensino de Geometria e Matemática: um relato de pesquisas” será tema de palestra na Univasf

publicado: 14/12/2016 15h58 última modificação: 14/12/2016 15h58
Lucas Sobreira

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Projeto de Extensão Degustação de Teoremas, realizará amanhã (15) a palestra “Ensino de Geometria e Matemática: um relato de pesquisas”. A palestra será ministrada pela professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Mirian Ferreira de Brito, às 10h30, na sala 40 do bloco de Colegiados, no Campus Juazeiro (BA). O evento é gratuito e aberto ao público. 

A palestra tem como público alvo interessados em Matemática, sua história, ensino e aplicações. A exposição visa apresentar um relato simplificado dos estudos realizados até o momento no Laboratório de Desenho, localizado no Departamento de Educação da Uneb, em Senhor do Bonfim (BA), e que envolvem o ensino de Geometria, a formação matemática e as perspectivas de pesquisas. 

De acordo com a professora Mirian, sua palestra tratará sobre a quase exclusão da Geometria no ensino fundamental e o não entendimento de seus conceitos pelos alunos e professores pesquisados pelo Laboratório de Desenho. “Verificamos a necessidade de ampliação do universo de pesquisa, chegando aos cursos formativos que proporcionavam a graduação de boa parte destes professores”, diz Mirian. 

O coordenador do Profmat, Lino Marcos da Silva, frisa que a palestra é uma oportunidade dos estudantes e pesquisadores discutirem o ensino de Matemática nas escolas. “O evento é importante principalmente para os alunos do Profmat que atuam na educação básica, pois mostra uma vivência prática relacionada ao ensino de Matemática”, observa. O Projeto de Extensão Degustação de Teoremas tem como objetivo divulgar temas relacionados à matemática através de palestras, formações, oficinas, entre outros.