Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco acontecerá na Univasf nos dias 14 e 15

Notícias

2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco acontecerá na Univasf nos dias 14 e 15

publicado: 10/11/2016 17h22 última modificação: 11/11/2016 11h09
Brena Souza

A saúde e o atendimento prestado pelos profissionais da área à pessoa com deficiência auditiva estarão em discussão durante o 2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco, que será realizado na segunda (14) e na terça-feira (15). O evento acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O 2º Workshop Saúde em Libras é promovido pela Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em parceria com a Associação de Surdos de Petrolina (ASP). 

Estão inscritas no evento 400 pessoas, entre profissionais e estudantes da área de saúde, professores e integrantes da comunidade surda. A programação do evento terá início, às 18h, com as ações do Projeto Sentindo na Pele, realizado pela CPEI, que acolherá os participantes. A equipe do projeto irá proporcionar aos participantes a simulação de experiências vivenciadas por pessoas com deficiência física e a discussão dos impactos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Logo em seguida, a Conferência de Abertura do evento, intitulada “Saúde em Libras: o que podemos dizer? O que podemos fazer?”, será ministrada pela psicóloga surda Luciana Ruiz. 

Na terça-feira, as atividades começarão às 8h com a roda de conversa “Perspectivas de atendimento em saúde à pessoa surda”, que terá a participação de professores da Univasf e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e de profissionais da área de saúde. Logo depois, haverá rodas de diálogo com pessoas surdas e dinâmicas com os participantes. À tarde, para encerrar a programação, será realizado o momento “Vivenciado e aprendendo sobre Saúde em Libras”, com teatro e oficina sobre os princípios básicos de Libras para atendimento nessa área. 

Também integrará a programação, o Almoço Inclusivo que será realizado na terça-feira, no Restaurante Universitário (RU), e custará R$ 7,00. A programação completa está disponível no site do evento e no link abaixo. De acordo com a coordenadora da CPEI e do evento, Karla Daniele Maciel, a procura pelo 2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco aumentou em relação à edição do ano passado. “Nós nos surpreendemos com a busca pelas inscrições durante esses dez dias. Esperamos que seja um excelente momento de aprendizado junto à comunidade surda”, ressalta Karla Daniele.