Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Amor e ódio serão discutidos na 6ª Jornada de Estudos em Psicanálise da Univasf

Amor e ódio serão discutidos na 6ª Jornada de Estudos em Psicanálise da Univasf

publicado: 11/10/2019 14h10 última modificação: 11/10/2019 14h10
Beatriz Granja

O uso da violência como solução para cessar conflitos e a falta de empatia com o próximo são algumas das questões que serão discutidas na VI Jornada de Estudos em Psicanálise, promovida pelo Núcleo de Psicanálise e Saúde Mental (NuPSaM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Com o tema “Amor, ódio e indignação em tempos de cólera”, o evento acontecerá na próxima quarta-feira (16), às 19h, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). A participação na jornada é gratuita e as inscrições estão abertas.

Ao todo, são disponibilizadas 180 vagas voltadas para profissionais de psicologia, comunidade acadêmica e externa que tenham interesses na temática. As inscrições são realizadas através de formulário online ou presencialmente, no local do evento, a partir das 18h.

A programação terá início com a exibição do filme Cólera, do diretor Aritz Moreno. Em seguida, acontecerão as mesas redondas “Amor e Ódio” e “Indignação em Tempos de Cólera”, com apresentação de trabalhos do NuPSaM, que irão dialogar as reflexões com a literatura e a arte. As discussões serão mediadas pela professora do Colegiado da Escola Brasileira de Psicanálise de Pernambuco (EBP-PE) Kelly Florêncio e pela professora do Colegiado de Psicologia da Univasf Shimênia Cruz.

De acordo com a professora Shimênia, o evento é uma oportunidade para que a sociedade possa refletir sobre ações em conjunto para evitar conflitos que envolvam violência. Ela ressalta a importância de discutir sobre a temática. “É importante trazer esse tema para não fecharmos os olhos para as mudanças que estão acontecendo. Não nos constituímos sozinhos, estamos constituídos em conjunto o tempo todo”, finaliza.

A Jornada de Estudos em Psicanálise acontece semestralmente desde 2017 e visa debater com a comunidade temáticas que são abordadas nas produções do Grupo de Estudos do Núcleo de Psicanálise e Saúde Mental (NuPSaM).

registrado em: , ,