Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Andifes lança publicação que destaca a relevância e os desafios das Universidades Federais brasileiras

publicado: 30/11/2017 14h56 última modificação: 30/11/2017 14h58

O Sistema Público de Universidades Federais do Brasil é formado, atualmente, por 63 instituições, cujos 328 campi estão espalhados por todas as regiões do país. Cerca de 1,2 milhão de estudantes frequentam os diversos cursos de graduação e pós-graduação nestas instituições de ensino, que também respondem por uma grande rede de equipamentos públicos e serviços à população nas mais diversas áreas, incluindo 46 hospitais universitários de alta complexidade. Estes e muitos outros dados constam no caderno “Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira”, lançado esta semana pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A publicação reúne informações sobre a contribuição das IFES para o desenvolvimento social e econômico do país, assim como o reconhecimento social da qualidade e da importância do sistema, o histórico do financiamento e os compromissos derivados da política de estado prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). O Caderno também apresenta o contexto atual vivenciado pelo Sistema Público de Universidades Federais, com os contingenciamentos orçamentários dos últimos anos e traz propostas da Andifes para o financiamento das Universidades Federais.

O Caderno “Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira” também está disponível para download no site da Andifes.