Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apresentação de banners dá início à programação deste primeiro dia da 12ª Scientex

publicado: 26/11/2019 12h18 última modificação: 26/11/2019 12h18
Layla Shasta

A manhã de hoje (26) foi bastante agitada no Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).  Isto porque foi dada a largada para a 12º Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex), ação que tem o objetivo de apresentar a produção acadêmica realizada na Instituição. Dentre as atividades que deram início ao evento, foi promovida, no Galpão de Artes do Campus, a apresentação de pôsteres, na qual discentes de diferentes campi expuseram trabalhos sobre diversas áreas de conhecimento. As apresentações de trabalhos no formato de pôster seguirão acontecendo no mesmo local, das 8h15 às 9h45, até quinta-feira (28).

Produções dos três pilares da educação superior, ensino, pesquisa e extensão, ocuparam todo o Galpão de Artes do Campus Juazeiro. A comunidade pôde conhecer diversos trabalhos desenvolvidos pelos participantes de projetos da Univasf. Entre os trabalhos apresentados está o da estudante de Ciências Sociais Raylane Batista, que, junto à colega de curso Tamires de Souza, participa de um projeto de extensão coordenado pelo professor Nilton de Almeida. O projeto, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), visa contribuir para a divulgação de trabalhos sobre Quilombos e outras comunidades tradicionais, pensando em produzir um documentário e um catálogo eletrônico sobre estes povos.

Para Raylane, participar de uma atividade como essa possibilita o acesso a conhecimentos que vão além do conteúdo estudado nas salas de aula, por proporcionar o contato com pessoas que possuem diferentes saberes. Segundo a discente, estas são descobertas também muito enriquecedoras para sua formação profissional e pessoal.

Já a aluna do curso de Farmácia Elivania Torres apresentou um projeto de monitoria, orientado pelas professoras Deuzilane Nunes e Isabel Dielle Pio e realizado para a disciplina “Deontologia Farmacêutica”. O projeto é voltado à dimensão de Ensino e atendeu a discentes do primeiro período do curso. De acordo com Elivania, a monitoria é uma importante ferramenta, tanto para o monitor, que passa a ter um primeiro contato com a docência, quanto para os alunos matriculados na disciplina, que recebem apoio educacional.

Na área de pesquisa, a estudante de Medicina do Campus Paulo Afonso (BA), Gabriela Bissi, realizou uma análise sobre a presença da doença de Chagas em uma comunidade do município de Paulo Afonso. A pesquisa realizada com pessoas de 18 a 85 anos analisou nível de escolaridade, gênero, idade e moradia dos participantes, além de realizar exames de sangue. O trabalho não detectou casos de Doença de Chagas nos participantes, porém concluiu que há necessidade da realização de mais pesquisas na região, visto que é uma área de risco para o desenvolvimento do inseto transmissor. Ela afirma que a experiência foi muita boa e lhe proporcionou contato com um ambiente diferente e experiência que rompeu com as ações de seu cotidiano.

Durante a manhã, também aconteceram a roda de conversa “O Som do Pensamento: rodas de diálogo sobre músicas autorais, com o professor do Colegiado de Antropologia, Joaquim Izidro do Nascimento Júnior, no Complexo Multieventos; apresentações de trabalhos no formato oral e a oficina Conhecimento e Comprometimento: autogestão da vida acadêmica, promovida pela Coordenação Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino, no prédio de salas de aula.

A primeira Scientex foi realizada em 2008. Desde então, a ação representa a culminância das atividades realizadas na Univasf, sendo um momento para apresentação à comunidade da produção científica realizada no Vale do São Francisco. A gestora da Escola Estadual Edison Nolasco, Elaine Torres, esteve na apresentação de trabalhos nesta primeira manhã da Scientex. “Estou adorando. É um momento de grande riqueza, com trabalhos científicos de grande qualidade”, afirmou Elaine.

A 12ª Scientex é promovida pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen); Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI); Assistência Estudantil (Proae) e Extensão (Proex), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A programação completa está disponível no site do evento. Confira também fotos e vídeos desta Scientex nas redes sociais da Univasf pelo Instagram e pelo Facebook.