Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arqueóloga Niède Guidon receberá título de Doutora Honoris Causa da Univasf

Arqueóloga Niède Guidon receberá título de Doutora Honoris Causa da Univasf

publicado: 07/03/2018 10h13 última modificação: 07/03/2018 10h13
Mônica Santos
Niède Guidon proferiu a Aula Magna de abertura do semestre letivo 2016.2 da Univasf.

Devido às descobertas científicas alcançadas graças à sua pesquisa e à luta pela preservação do sítio arqueológico da região de São Raimundo Nonato (PI), a arqueóloga Niède Guidon receberá o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A solenidade para entrega da honraria acontecerá no dia 9 de março, às 17h, no anfiteatro da Pedra Furada, localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, na região de São Raimundo Nonato (PI). A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário (Conuni) da Univasf na Sessão Extraordinária realizada no dia 29 de setembro de 2017.

A cerimônia será aberta à comunidade acadêmica, à comunidade do entorno do parque, autoridades e convidados de honra, mediante confirmação prévia, pois a Serra da Capivara é uma unidade de conservação ambiental e, por isso, há restrição de público. O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades não pertencentes à Universidade, que tenham contribuído para o progresso das ciências, letras, artes ou cultura e que tenham prestado serviços relevantes para a humanidade, o país ou a Universidade.

Niède Guidon é natural de Jaú (SP) e completará 85 anos no próximo dia 12 de março. Graduada em História Natural pela Universidade de São Paulo (USP), ela tem especialização em Arqueologia Pré-histórica pela Université Paris-Sorbonne, de Paris, e doutorado em Pré-história na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne. Na década de 1970, após visitar a Serra da Capivara, quando teve seu primeiro contato com as pinturas rupestres no Piauí, Niède começou a realizar pesquisas na região juntamente com um grupo de arqueólogos. Em 1979, fundou o Parque Nacional Serra da Capivara, que em 1991 foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Em 1986, Niède e um grupo de pesquisadores criaram a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDAM), que tem a responsabilidade de preservar o patrimônio arqueológico de São Raimundo Nonato. Atualmente, ela exerce o cargo de diretora-presidente da Fundação.

De acordo com a professora Yariadner Spinelli, presidente da comissão organizadora da cerimônia de homenagem, a importância da entrega desse título se dá pela participação da pesquisadora na preservação da história brasileira e pelo valor de suas descobertas científicas. “Queremos, com essa homenagem, exaltar os feitos de Niède Guidon e formalizar o nosso reconhecimento sobre a importância da sua pesquisa. E a solenidade será realizada no anfiteatro da Pedra Furada, no parque que foi criado com a contribuição decisiva dela e que batiza o Campus da Univasf em São Raimundo Nonato, devido à representatividade que ele tem para a história dela, da Univasf e da própria humanidade”, destaca Yariadner.

A Univasf disponibilizou um ônibus para estudantes do Campus Serra da Capivara que confirmarem previamente sua presença no evento de homenagem a Niède Guidon. O veículo sairá às 16h, da praça do abrigo, no Centro da cidade, e, ao final da solenidade, deixará os alunos no mesmo local.

Patrimônio Mundial – Inscrito em 1991 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na lista do Patrimônio Mundial, o Parque Nacional Serra da Capivara está localizado numa área com 35 mil hectares, pertencentes aos municípios de São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Coronel José Dias e São João do Piauí. O parque foi criado em 1979, por meio do Decreto Nº 83.548. A administração da unidade está sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.