Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artista residente da Univasf lança hoje (7) a exposição “O Fruto de Espinho” em Juazeiro

publicado: 07/07/2017 10h48 última modificação: 07/07/2017 10h48
João Pedro Ramalho
Exposição "O Fruto de Espinho" começa hoje (7)

Uma das possíveis explicações para a origem da palavra “Juazeiro” afirma que o termo é uma combinação do tupi com a língua portuguesa e que significa “fruto de espinho”. Essa definição inspirou a artista franco-portuguesa Sara de Jesus Bento a realizar a exposição fotográfica “O Fruto de Espinho”, que será lançada hoje (7), ás 18h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA). A mostra é resultado do projeto de Residência Artística do Colegiado de Artes Visuais (Cartes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do qual Bento foi participante entre os meses de junho e julho.

As visitas à exposição são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de agosto. Os horários em que o Centro de Cultura estará aberto serão entre 9h e 19h, das terças-feiras às sextas-feiras, e de 9h a 12h, aos sábados. O acervo conta com 30 fotografias que retratam a cidade baiana, inspiradas na duplicidade presente na origem da palavra Juazeiro. “Achei a significação muito linda e poética, que reune certa dualidade entre qualquer coisa de agradável, doce, colorida e frágil com o fruto, e certa brutalidade e perigo com o espinho, que é também um elemento protetor das plantas”, afirma Sara.

Ainda segundo a artista, as fotografias foram produzidas a partir da observação do dia-a-dia de Juazeiro. “Essas fotos retratam um encontro e uma experiência com uma região e um povo, com a intenção de mostrar uma beleza e estranheza no cotidiano. Elas evocam o meu olhar de estrangeira, fragmentado sobre uma luz, umas cores, uma comunidade e um território que percorri durante minha estadia”, conta.

Além da exposição “O Fruto de Espinho”, a residência de Sara de Jesus Bento resultará em um workshop sobre fotografia analógica, ministrado pela artista em duas turmas: a primeira na próxima segunda-feira (10), e a segunda no dia posterior. As aulas serão realizadas no Ateliê de Gravura, localizado no Campus Juazeiro. “A ideia é explorar a base da fotografia, que é a gravação de uma imagem no filme graças à luz, através de uma câmara escura, além de iniciar os alunos nas técnicas da revelação analógica”, destaca Bento.

Residência Artística – O projeto de Residência Artística do Cartes realizou sua primeira seleção em 2016, em busca de artistas nacionais e estrangeiros interessados em desenvolver projetos na região, por um período de um a três meses. Os candidatos selecionados têm acesso à estrutura do curso de Artes Visuais e precisam, em troca, realizar intervenções artísticas, como exposições, apresentações, oficinas, entre outras.

De acordo com o professor do Cartes e coordenador do projeto, Wayner Tristão, foram selecionados seis residentes para o ano de 2017. Além de Sara de Jesus Bento, de origem franco-portuguesa, os demais artistas escolhidos são da Bulgária, Estados Unidos, El Salvador, França e Filipinas. Para Tristão, o que o projeto tem de mais positivo é o intercâmbio com outras culturas. “Como a gente está no meio do sertão e não tem muito acesso a museus, ter o contato com pessoas de fora que produzem artes é muito interessante”, afirma o professor.