Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atuação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (FADE) em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação foi tema de reunião na Univasf

publicado: 14/08/2019 11h42 última modificação: 14/08/2019 11h42
Renata Freitas

A reunião aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria

Apresentar à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) as possibilidades de atuação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) junto às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Este foi o objetivo da reunião promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf com a presença do secretário-executivo da Fade, professor Maurício Assuero, na tarde da última quarta-feira (7), na sala de reuniões dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O encontro também contou com a participação da gerente de projetos Danielle Anizia da Silva e da assessora jurídica Rebeca Pernambuco. Vinculada à UFPE, a FADE tem o objetivo de apoiar, captar, gerir e participar de programas de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A FADE atua como fundação de apoio da Univasf desde outubro de 2018, quando foi estabelecida a parceria entre as duas instituições.

Durante a apresentação, Assuero falou sobre a função da FADE, principais projetos já executados, alguns dos resultados alcançados nos últimos anos pela fundação e serviços oferecidos aos pesquisadores da Univasf. “Fazemos a gestão dos projetos em toda sua extensão para que a equipe de pesquisadores tenha disponibilidade de tempo para desenvolver as atividades de pesquisa”, frisou.

Ele informou que a FADE oferece estrutura de gestão, que inclui gerenciamento de recursos humanos, aquisições, gestão contábil e financeira, prestação de contas e importações. “Queremos mostrar ao professor da Univasf que ele pode ir a campo contatar editais, captar recursos para seus projetos e pesquisas, que a fundação pode dar o apoio para as questões burocráticas”, disse Assuero.

Univasf e FADE já pactuaram a execução de dois projetos. Um deles foi a realização do curso de extensão, intitulado Projeto Jovem do Amanhã, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Univasf, que contou com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A iniciativa teve o objetivo de fomentar a organização e a capacitação dos jovens de comunidades quilombolas para atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais. O outro projeto é denominado "Laboratórios Multiusuários de Biotecnologia do Vale do Sao Francisco" e visa viabilizar a infraestrutura compartilhada de laboratórios multiusuários em biotecnologia (genômica e síntese de biomateriais)

A Univasf é a primeira instituição de ensino superior além da UFPE com a qual a FADE estabelece relações institucionais. Recentemente, de acordo com o professor, a FADE tornou-se fundação de apoio também da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Vejo essa relação como muito positiva e promissora. É uma grande oportunidade de contribuirmos, junto com a Univasf, para o desenvolvimento da região”, afirmou Assuero.

registrado em: