Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Inaugural da Especialização em Ensino de Ciências do Campus Senhor do Bonfim será realizada hoje (11)

publicado: 11/08/2017 15h14 última modificação: 11/08/2017 15h14
Mônica Santos
Aula Inaugural da Pós-Graduação em Ensino de Ciências terá palestra e apresentação cultural.

Com a perspectiva de promover a formação continuada dos professores de Ciências, incentivando-os a tomar a prática pedagógica como objeto de investigação, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o primeiro curso de pós-graduação (Lato sensu) em Ensino de Ciências do Campus Senhor do Bonfim. A Aula Inaugural da Especialização acontecerá hoje (11), às 19h, no auditório do campus e é aberta a toda a comunidade.

A programação contará com apresentação cultural e uma palestra com a temática “Perspectivas da Pós-Graduação no Semiárido Nordestino”, que será ministrada pelo professor do Colegiado de Educação Física (Cefis) da Univasf, Ferdinando Oliveira Carvalho, além de uma discussão em plenária sobre a pós-graduação com os professores do curso. Haverá também a presença do vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, que fará a abertura oficial do evento; do coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, professor Manoel Messias Alves de Souza; e da secretária de Educação do Município de Senhor do Bonfim, professora Maria Cristiane Correia Maia.

Esta é a primeira pós-graduação da Univasf ofertada no Campus Senhor do Bonfim. A iniciativa partiu de um grupo de professores que sentiu a necessidade de aperfeiçoar e valorizar o ensino de Ciências na região. O curso é voltado para graduados em Licenciatura em Ciências da Natureza ou pessoas que mesmo não sendo graduadas nesta área, estejam atuando no ensino de Ciências na educação básica.

De acordo com Laís Feitosa Machado, professora adjunta do Colegiado Acadêmico de Ecologia e da especialização, a iniciativa do curso é muito importante, pois a tecnologia é um dos pilares da sociedade e expandir esta visão é primordial para o desenvolvimento da região. “Queremos, com a pós-graduação direcionar o estudo na área, aplicando os ensinamentos na região e buscando a capacitação dos egressos sem a necessidade de deslocamento e buscando o retorno daqueles que se formaram aqui, mas que por algum motivo não estão mais na cidade”, afirma Laís.