Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Magna da Pós-Graduação da Univasf aconteceu com a presença da Diretora de Programas e Bolsas da Capes

publicado: 21/03/2019 16h18 última modificação: 21/03/2019 16h18
Gersica Brito
Exibir carrossel de imagens Beatriz Granja O evento aconteceu no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O evento aconteceu no Campus Sede, em Petrolina (PE).

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoveu, ontem (20) a Aula Magna do Semestre 2019.1 dos Cursos de Pós-Graduação. O evento aconteceu no Campus Sede, em Petrolina (PE), e teve como convidada especial a diretora de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Zena Martins, que ministrou a aula. A cerimônia contou com um público de mais de 120 pessoas, incluindo estudantes de pós-graduação e servidores da Univasf, que lotaram o auditório da biblioteca.

Estiveram presentes ao evento o reitor Julianeli Tolentino de Lima; o vice-reitor Telio Nobre Leite; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes; e o diretor de Pós-Graduação, Mário Queiroz. Na abertura da cerimônia, o professor Jackson Guedes falou sobre a importância deste momento para a Univasf. “A Univasf completa, em 2019, 15 anos de atividades acadêmicas e 12 anos do início dos cursos de pós-graduação, com os primeiros cursos de mestrado”, lembrou.

Na Aula Magna, a diretora da Capes Zena Martins, que representou o presidente Anderson Ribeiro Correia, apresentou números ligados à distribuição de bolsas e recursos e falou sobre a importância da implementação dos cursos de pós-graduação no país. “A universidade e a pós-graduação só têm sentido de existir se puder ter um impacto no desenvolvimento social e econômico da região”, destacou.

Zena informou que a Capes baseia suas atividades no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, que define novas diretrizes, estratégias e metas para a continuidade e avanço nas propostas para política de Pós-Graduação e Pesquisa no país. A palestrante também abordou o Programa de Demanda Social (DS), que tem a finalidade de formar recursos humanos de alto nível necessários ao país, apoiando discentes da pós-graduação stricto sensu de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas através da concessão de bolsas de estudo para mestrado e doutorado. Criado em 1952 com a oferta de três bolsas à época, o programa distribui, atualmente, cerca de 100 mil bolsas pelo Brasil.

O pró-reitor Jackson Guedes destacou a relevância da presença da representante da Capes no evento de abertura das atividades letivas da Univasf no início deste semestre letivo. “A Capes é uma grande parceira e a nossa principal financiadora. Por isso, foi importante ter a presença de Zena na instituição, para podermos apresentar a evolução dos nossos cursos e alunos de pós-graduação. Mostrar as realizações da Univasf é apresentar à Capes um exemplo de sucesso no ensino superior no sertão”, afirmou. Além disso, Guedes destacou que este ano o foco é a consolidação dos atuais cursos de mestrado e dos primeiros cursos de doutorado, visando à melhoria na infraestrutura e ao aumento nos conceitos de avaliação dos cursos.