Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula magna do Semestre 2019.1 e aula inaugural de Engenharia de Produção acontece amanhã (24) no Campus Salgueiro (PE)

publicado: 23/04/2019 14h35 última modificação: 23/04/2019 16h45
Mônica Santos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar, amanhã (24), a aula magna do período letivo 2019.1 e a aula inaugural do curso de Engenharia de Produção do novo campus da Univasf, em Salgueiro (PE). O evento é gratuito, aberto ao público e vai acontecer às 14h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IF-Sertão). O sétimo campus da Universidade vai funcionar, a princípio, na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc), autarquia educacional de Salgueiro e vai ofertar dois cursos: Ciência da Computação, com início no segundo semestre, e Engenharia de Produção.

A palestra da aula magna terá como tema: “A Engenharia de Produção: Origens, Formação e Mercado de Trabalho” e será ministrada pelo professor Vanderli Fava de Oliveira, da Universidade Federal do Juiz de Fora (UFJF). Haverá também, na programação, apresentações culturais da companhia de dança e teatro Cia Soul Dance.

A autorização para o funcionamento do Campus Salgueiro aconteceu em agosto de 2017, mas, de acordo com Julianeli Tolentino de Lima, Reitor da Univasf, um Campus da Univasf no Sertão Central era um plano antigo, que era discutido no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) desde 2007. Em 2016, as discussões sobre a expansão foram retomadas e apresentadas pelo Ministério da Educação (MEC) em março de 2017, sendo aprovada pelo Conselho universitário (Conuni) da Univasf em 14 de junho de 2017.

“A ida da Univasf para o Sertão Central mostra como estamos progredindo na busca pelo nosso maior objetivo, que é a expansão do conhecimento através da interiorização das Instituições de Ensino. Essa foi uma demanda do MEC e um desejo nosso, pois, sabemos do diferencial que a Univasf e os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção vão fazer na região”, afirma Julianeli.