Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca do Campus da Univasf em Senhor do Bonfim realiza exposição sobre autores consagrados

Notícias

Biblioteca do Campus da Univasf em Senhor do Bonfim realiza exposição sobre autores consagrados

Mostra pode ser vista até sexta-feira (25)

publicado: 23/05/2018 10h13 última modificação: 23/05/2018 10h13
Mônica Santos

Aproximar e apresentar à comunidade acadêmica quatro autores que são muito utilizados nos cursos ofertados no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Senhor do Bonfim (BA). Com esta finalidade, a biblioteca do campus está realizando a exposição digital intitulada “Biblioteca física e digital: um mundo de conhecimento e grandes pensadores”. A exposição é gratuita, aberta a todos os públicos e acontece das 8h às 18h, no salão do Campus Senhor do Bonfim, até sexta-feira (25).

A mostra acontece por meio de uma projeção, na qual são apresentados os cursos ofertados no campus e destacados um pouco da história, contribuições científicas, principais obras e quais livros destes autores podem ser encontrados na biblioteca. Do curso de Ciências da Natureza foi escolhido Richard Feynamn, prêmio Nobel de Física no ano de 1965 e um dos pioneiros nos conceitos de nanotecnologia e eletromecânica quântica. Já do curso de Geografia, está sendo exibido um pouco da obra do geógrafo baiano Milton Santos, que foi militante e autor de livros sobre a geografia humana. Já do curso de Ecologia foi escolhido John Lander Harper, especialista em Ecologia e biologia populacional e vencedor de prêmios como a medalha Darwin.

Além disso, em um âmbito mais geral sobre a educação, está sendo exposta também a vida e obra de Paulo Freire, que desenvolveu um pensamento pedagógico político e, por isso, foi nomeado Doutor Honoris Causa de 28 universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. A mostra também apresenta ao visitante como fazer pesquisas científicas por plataformas como Google Acadêmico, Portal do Livro Aberto, Scielo, Portal de Periódicos Capes, entre outras.

De acordo com o bibliotecário Fábio Santiago, a exposição visa, além de apresentar os cursos que a Universidade oferta, incentivar a leitura e a pesquisa entre os estudantes. “Escolhemos autores e obras acessíveis tanto na nossa biblioteca física quanto em mídias digitais disponíveis na internet, e isso é importante por contribuir com a promoção da cultura e incentivo à leitura, demonstrando formas viáveis e próximas de levar informação, como a biblioteca do Campus, por exemplo”, afirma Santiago.