Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Caderno de Conflitos no Campo 2018 será lançado hoje (29) no Campus Senhor do Bonfim (BA)

Notícias

Caderno de Conflitos no Campo 2018 será lançado hoje (29) no Campus Senhor do Bonfim (BA)

publicado: 29/05/2019 10h28 última modificação: 29/05/2019 15h49
Gersica Brito

Promover debates e reflexões críticas que evidenciem os temas dos conflitos e as problemáticas da questão agrária no Brasil. Com este objetivo, o Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza, hoje (29), o lançamento da 34ª Edição do Caderno de Conflitos no Campo, publicado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). O evento será realizado no Auditório do Campus Senhor do Bonfim (BA), às 19h. Este ano, além do lançamento, irá acontecer também a comemoração do Dia do Geógrafo. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever através do Sistema de Gestão de Eventos (SGE).

O Caderno de Conflitos no Campo contém um mapeamento que reúne dados sobre a violência no campo e questões socioambientais referentes ao ano de 2018. O valor para adquirir um exemplar da publicação é de R$25,00. A abertura do evento acontecerá com a fala do professor e coordenador do curso de Geografia da Univasf, Pedro Nóbrega, que vai abordar o papel do geógrafo para a sociedade.

Estarão presentes na programação integrantes da CPT, que irão apresentar os dados do Caderno, lideranças comunitárias, membros do Movimento de Trabalhadores Rurais Assentados e Acampados da Bahia (Cetas) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Estes representantes falarão sobre seus conflitos, com a intenção de refletir em conjunto com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

O professor do Colegiado de Geografia e também organizador do evento, Átila de Menezes, fala sobre a importância do evento. “Este momento cria uma agenda de pesquisas, reflexões e militância para a região. E nesse contexto, é fundamental o papel da Universidade de pensar a contradição e tentar contribuir com aqueles que sofrem com as problemáticas da questão agrária”, disse.

O lançamento está programado para acontecer em todos os lugares onde existe atuação da CPT. Anteriormente, o Caderno foi lançado na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de Brasília e na Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA).