Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Juazeiro (BA) da Univasf recebe a exposição “Mundo Flutuante”

Campus Juazeiro (BA) da Univasf recebe a exposição “Mundo Flutuante”

publicado: 19/02/2020 13h59 última modificação: 19/02/2020 13h59
Layla Shasta

O Hall do Prédio dos Colegiados da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA), ficará mais colorido a partir de amanhã (20). Isto porque o espaço receberá a exposição de arte “Mundo Flutuante”, organizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC). A mostra é composta por obras do artista japonês Katsushika Hokusai, famoso por pinturas de estilo “Ukiyo-e”, um gênero de xilogravura e pintura, muito difundido no período Edo (1603-1868). A arte de Hokusai, que representa um olhar contemplativo sobre a vida cotidiana e natureza do Japão, estará disponível para visitação gratuita até o dia 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A expressão “Ukiyo-e” deriva de uma ideia budista sobre o caráter efêmero da existência terrena e pode ser traduzida como “retratos de um mundo flutuante”.          A tradução do termo dá título à exposição, que contará com obras populares de Hokusai, como “Trinta e seis vistas do Monte Fuji” e a “A Grande Onda de Kanagawa”, considerada uma das pinturas mais reproduzidas do mundo. Ao todo, estarão expostas 38 pinturas, em um conjunto de ilustrações que refletem o espírito hedonista do período Edo e um pouco da arte e cultura oriental.

“Mundo flutuante” já esteve em cartaz entre os meses de julho e setembro de 2019, no Hall da Reitoria da Univasf, em Petrolina (PE), e inaugurou a parceria entre a DACC e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Univasf (NAI). Com objetivo de objetivo de possibilitar o acesso de pessoas com deficiência visual, a mostra possui a opção de áudio-descrição das obras expostas, por meio de leitor de QRcode, disponível em aplicativos de smartphone.

registrado em: , ,