Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Salgueiro da Univasf iniciou atividades com Aula Magna do Semestre 2019.1 e Aula Inaugural de Engenharia de Produção

publicado: 25/04/2019 15h04 última modificação: 26/04/2019 14h29
Beatriz Granja
Exibir carrossel de imagens Ludimilla Andrade A cerimônia contou com a presença dos graduandos e servidores da Univasf.

A cerimônia contou com a presença dos graduandos e servidores da Univasf.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) iniciou, ontem (24), as atividades do Campus Salgueiro (PE) com a realização da Aula Magna do período letivo 2019.1 e Aula Inaugural do curso de Engenharia de Produção. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE). A cerimônia contou com a presença da população salgueirense, dos graduandos e servidores da Univasf.

Estiveram presentes na mesa de cerimônia o reitor Julianeli Tolentino de Lima; o coordenador do Colegiado Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro (PE), professor Kliver Lamarthine Alves; o coordenador do Colegiado o Curso de Engenharia de Produção do Campus Juazeiro (BA), professor José Luiz Moreira de Carvalho; o prefeito da cidade de Salgueiro, Clebel de Souza Cordeiro; a reitora do IF Sertão - PE, professora Maria Leopoldina Veras Camelo; a pró-reitora de ensino da Univasf, professora Monica Aparecida Tomé Pereira; e a vice-presidente da Autarquia Educacional de Salgueiro, professora Marta Callou Barros Coutinho.

Com o tema: “A Engenharia de Produção: Origens, Formação e Mercado de Trabalho”, a palestra da aula magna foi ministrada pelo professor Vanderli Fava de Oliveira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento também contou com atração cultural da companhia de dança e teatro “Cia Soul Dance”, apresentando o espetáculo “É Roda”.

Durante a mesa de abertura, foram destacadas as expectativas da construção do sétimo campus da Univasf. O projeto para construir o prédio próprio já está em andamento e a previsão é que as obras iniciem no próximo ano. Por Iniciativa da Prefeitura Municipal de Salgueiro, foi aprovada pela Câmara Municipal, a doação do terreno da antiga estação ferroviária para a construção do campus definitivo da Univasf, que ainda terá o curso de Ciência da Computação, com entrada da primeira turma no segundo semestre de 2019. As aulas irão acontecer provisoriamente na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc).

A pró-reitora de ensino Monica Tomé destacou a importância da chegada da Univasf na cidade. “A vinda da Universidade para Salgueiro é algo fenomenal, pois mostra que a expansão e a interiorização das universidades federais, traz não só possibilidade de formação de novos engenheiros de produção e de novos cientistas da computação, mas também de todo desenvolvimento que o campus irá trazer para a região”, ressaltou Monica.

O coordenador do Colegiado de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro, professor Kliver Lamarthine Alves, também está otimista com o início das atividades do campus. “As nossas expectativas são as melhores possíveis. O grupo de professores que compõe o colegiado está focado em ter representatividade junto a Univasf, em mostrar a importância do nosso curso e do nosso campus. Esperamos proporcionar o desenvolvimento econômico para o povo de Salgueiro e as cidades circunvizinhas”, disse Alves.

Para o estudante do curso de Engenharia de Produção, Felipe Natanael, o novo campus é um privilégio. “Estou me sentindo privilegiado de estar em casa, pois sou daqui e vejo grandes oportunidades. Conversando com outros alunos, estamos nos organizando para criar uma empresa júnior. Espero ter grandes aprendizados e certamente estarei bem acompanhado”, completa Natanael.