Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Salgueiro da Univasf recebe autorização do MEC para funcionar

Campus Salgueiro da Univasf recebe autorização do MEC para funcionar

publicado: 28/08/2017 18h14 última modificação: 30/08/2017 16h05
Renata Freitas
Exibir carrossel de imagens Reitor discursa na solenidade de autorização de funcionamento do Campus Salgueiro.

O Campus Salgueiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) já tem a autorização do Ministério da Educação (MEC) para iniciar suas atividades. O ato que autorizou a instalação do sétimo campus da Univasf, a ser implantado na cidade de Salgueiro, no Sertão Central pernambucano, foi assinado pelo ministro Mendonça Filho, na última sexta-feira (25). O ministro também autorizou o repasse à Univasf de R$ 12 milhões em capital para obras, aquisição de equipamentos e outros materiais permanentes. Na solenidade, o reitor Julianeli Tolentino de Lima e o prefeito de Salgueiro, Clebel de Souza Cordeiro, assinaram o protocolo de intenção de doação à Universidade do terreno pertencente ao governo municipal onde será construído o campus.

O ministro Mendonça Filho lembrou em seu discurso o deputado federal Osvaldo Coelho, um dos mentores da criação da Univasf, e disse que a implantação do campus da Universidade em Salgueiro cumpre um desejo antigo da população da cidade. “A vinda da Univasf tem uma grande representatividade para a comunidade de Salgueiro e dos municípios da região. Essa é uma grande conquista da população”, afirmou.

O prefeito Clebel de Souza Cordeiro ressaltou a importância da implantação da Univasf para a região de Salgueiro. “A Univasf trará para a cidade e para toda a região de Salgueiro o verdadeiro desenvolvimento”, destacou.

O reitor Julianeli Tolentino também ressaltou a relevância do novo Campus para a região. “O Campus Salgueiro da Univasf representa um grande avanço para a educação no Sertão Central pernambucano. Possibilitar aos estudantes do município de Salgueiro e das cidades circunvizinhas o acesso ao ensino superior público gratuito e de qualidade nos deixa muito satisfeitos. Estamos cumprindo a missão institucional da Univasf”, declarou.

Além do ministro da Educação, estiveram presentes à cerimônia o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho; o senador Fernando Bezerra Coelho; o secretário Executivo de Gestão da Rede, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, João Carlos Cintra Charamba, a reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Leopoldina Veras,  deputados federais por Pernambuco, prefeitos e vereadores de municípios da região de Salgueiro e outras autoridades.

Durante a cerimônia, o reitor Julianeli Tolentino apresentou ao público presente o esboço do projeto urbanístico do Campus Salgueiro, elaborado pela Assessoria de Infraestrutura (Infra) da instituição. O campus será construído no terreno do Pátio da Estação Ferroviária, numa área com 148.397 metros quadrados, no Centro da cidade. O estudo do plano de ocupação física do novo campus já foi iniciado pela Infra e terá por base o respeito à topografia bem como à linha férrea e ao patrimônio ferroviário, existentes no local.

Inicialmente, o Campus Salgueiro terá dois cursos de graduação: Ciência da Computação e Engenharia de Produção, ambos com 40 vagas anuais e duração de quatro anos e meio. A previsão é de que as atividades tenham início em 2018, na Autarquia Educacional de Salgueiro – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc). O reitor ressaltou ainda a importância da contratação de servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e docentes para atuação no Campus Salgueiro. “Está prevista a contratação de 24 TAEs e 20 docentes e nossa expectativa é que o concurso público seja realizado até meados de 2018”, anunciou.