Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Senhor do Bonfim da Univasf sedia lançamento do Caderno de Conflitos no Campo 2016

publicado: 09/05/2017 11h52 última modificação: 09/05/2017 11h52
João Pedro Ramalho

A violência contra trabalhadores da zona rural e os conflitos agrários ocorridos no ano passado no Brasil geraram as estatísticas levantadas pelo Caderno de Conflitos no Campo 2016, publicação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que será lançada amanhã (10) no Campus Senhor do Bonfim, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O lançamento acontece a partir das 18h30, no auditório do Campus. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e está sendo promovido pelo Colegiado de Geografia da Univasf, em parceria com a CPT, a Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais da Bahia (AATR), o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Além de representantes da CPT e da AATR, a programação contará com a presença de integrantes da Associação da Comunidade Borda da Mata, de Campo Formoso (BA); da Associação da Comunidade de Salinas, localizada em Senhor do Bonfim (BA); e da Associação dos Pescadores do Açude Andorinha II, do município de Andorinha (BA). Eles contarão experiências vividas em conflitos agrários ao longo de 2016. Ao final, haverá um momento de debate com o público.

Exemplares do Caderno de Conflitos no Campo 2016 estarão disponíveis para compra durante o evento. Eles poderão ser adquiridos pelo valor de R$ 47,00. Também serão apresentados os dados da publicação “No Rastro da Grilagem”, lançada este ano pela AATR.

Para o coordenador do Colegiado de Geografia da Univasf e organizador do evento, professor Átila Lima, o lançamento é importante para tornar visível à população a seriedade das ocorrências de violência contra camponeses. “Os conflitos agrários não são casos isolados, mas remetem a uma situação estrutural de base colonizadora que vitimiza centenas de trabalhadores do campo”, destaca o professor.

Além do Campus Senhor do Bonfim, haverá o lançamento do Caderno no auditório do Campus Jacobina da Uneb, dia 12, às 14h, e no auditório do Campus Senhor do Bonfim do IF Baiano, dia 15, às 9h. A primeira edição do Caderno de Conflitos no Campo foi publicada pela CPT em 1985. Desde então, um novo exemplar é lançado anualmente, com estatísticas sobre os casos de violência ocorridos no ano anterior.