Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Serra da Capivara da Univasf promove palestra que debaterá uso da antropologia na interpretação arqueológica

publicado: 17/07/2017 12h06 última modificação: 17/07/2017 12h06
Mônica Santos
Palestra “Uso de literaturas etnográficas e etnológicas na interpretação arqueológica” será realizada no Campus Serra da Capivara

Acontece hoje (17) a palestra “Uso de literaturas etnográficas e etnológicas na interpretação arqueológica”, promovida pelos Colegiados de Arqueologia e Preservação Ambiental e de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento começará às 18h, no auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Não é necessário fazer inscrição prévia.

A palestra será ministrada pelo professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Andrei Isnardis, que trabalha com arqueologia pré-colonial, e vem tentando construir pontes e diminuir as fronteiras entre a arqueologia e a antropologia. Está prevista uma roda de conversa sobre a temática após o evento.

Etnografia é um método característico da antropologia que faz o estudo de um povo específico. Já a etnologia é um estudo comparativo das culturas através da etnografia. A palestra pretende refletir acerca destes métodos na interpretação e na construção de um ponto de vista arqueológico.

De acordo com Camila Galan de Paula, professora do Colegiado de Antropologia da Univasf, o objetivo da palestra, além da divulgação do trabalho do professor palestrante é a possibilidade de diálogo entre as áreas. “As áreas de antropologia e arqueologia são historicamente próximas e há diversas possibilidades de diálogos entre elas. Assim, uma palestra e roda de conversa que possibilitem essa aproximação poderá contribuir para uma interação entre os pesquisadores e discentes de ambos os cursos”, afirma Camila.