Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Carta aberta à comunidade da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Carta aberta à comunidade da Universidade Federal do Vale do São Francisco

publicado: 16/04/2020 09h10 última modificação: 16/04/2020 09h10

Por força de decisão da Justiça Federal a eleição para reitor da Univasf está suspensa, até o trânsito em julgado do processo judicial. Por esse motivo, e diante da vacância do cargo, aceitei o convite do Ministério da Educação para assumir como Reitor Temporário (pro tempore) a nobre missão de conduzir a gestão da Universidade. Sabemos da responsabilidade e dos desafios que precisam ser enfrentados, sobretudo diante da imperiosa continuidade dos serviços públicos prestados por nossa instituição à sociedade.

Temos o compromisso de renovarmos o diálogo com todos os envolvidos na missão da nossa universidade em defesa do ensino público superior de qualidade com foco no desenvolvimento e transformação da realidade social do Semiárido Brasileiro. Buscaremos, permanentemente, por melhorias nas condições de trabalho para todos os servidores e terceirizados. Aos estudantes, garantiremos um olhar mais humano e diferenciado no sentido de melhorar a qualidade das ações direcionadas a este segmento, principalmente no que se refere à vulnerabilidade social de parte significativa de nosso corpo discente, oriundos de todas as regiões do Brasil.

Não poderíamos nos furtar, também, neste momento de calamidade em que se encontra imersa a sociedade mundial, sofrendo de maneira avassaladora as consequências da pandemia relacionada ao COVID-19, que não faz distinção entre classe social, raça, gênero, idade ou nacionalidade. Diante dessas adversidades, a Univasf e o Hospital Universitário, enquanto entidades científicas, tecnológicas e de suporte à saúde, deverão assumir um papel fundamental de articulação junto às instituições Municipais, Estaduais e Federais no sentido de estabelecer ações e procedimentos de prevenção e enfrentamento ao corona vírus.

Temos o compromisso de fazer uma gestão com todos e para todos que integram a nossa comunidade, além de cumprirmos o firme propósito de tornar a Univasf ainda mais pujante e direcioná-la para a sua verdadeira missão enquanto universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Ressaltamos que a gestão que se inicia estará aberta ao diálogo e as contribuições que visem cooperar com o bom andamento das ações da Univasf. Enfim, confiantes na boa fé de todos e certos de que os propósitos coletivos estarão sempre acima dos interesses individuais no âmbito institucional, conto com a colaboração e o apoio de todos vocês, família Univasf!

Que Deus nos ajude e nos proteja nesta caminhada

Petrolina, 15 de abril de 2020.

Profº Drº  Paulo Cesar Fagundes Neves

Reitor Pro tempore da UNIVASF