Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cena da Serra exibirá nesta terça-feira (3) o documentário “Divinas Divas”

Cena da Serra exibirá nesta terça-feira (3) o documentário “Divinas Divas”

publicado: 03/04/2018 15h53 última modificação: 04/04/2018 09h20
Jaislane Ribeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Colegiado de Antropologia, apresentará hoje (3) mais uma edição do projeto de extensão “Cena da Serra – Cinema em Ação”, com a apresentação do documentário “Divinas Divas”, da diretora Leandra Leal. A exibição será realizada às 19h, no Núcleo de Extensão da Univasf, em São Raimundo Nonato (PI). O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.

Lançado em 2016, o documentário mostra a primeira geração de artistas travestis no Brasil dos anos 1960 e traz para a cena a intimidade, o talento e as histórias de uma linhagem que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época. O “Divinas Divas” foi baseado em um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher, o Teatro Rival, no Rio de Janeiro, dirigido por Américo Leal, avô da diretora. O elenco do documentário é formado por Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios.

Cena da Serra – Esta é a quinta sessão do Cena da Serra, um cineclube que realiza sessões cinematográficas quinzenais e promove a discussão de produções audiovisuais brasileiras sobre temáticas relevantes para a população. Coordenado pela professora do Colegiado de Antropologia Natacha Simei Leal, o projeto também visa aproximar Universidade e comunidade. A iniciativa conta com a participação de estudantes dos cursos de Antropologia e Arqueologia e Preservação Patrimonial do Campus Serra da Capivara da Univasf. Os filmes são distribuídos pela Vitrine Filmes que concedeu, com autorização prévia dos diretores, parte do seu acervo para exibição no projeto.