Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cena na Serra reinicia exibições cinematográficas em São Raimundo Nonato

Cena na Serra reinicia exibições cinematográficas em São Raimundo Nonato

publicado: 07/11/2018 15h31 última modificação: 07/11/2018 15h31
Renata Freitas

A temporada 2018.2 do projeto de extensão Cena na Serra – Cinema em Ação terá início amanhã (8), em São Raimundo Nonato (PI), com a exibição do longa-metragem Unicórnio, do diretor Eduardo Nunes. A apresentação do filme será às 19h, no Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Centro da cidade. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

O filme, lançado em 2017, é livremente adaptado da obra de Hilda Hilst e tem no elenco Patrícia Pillar, Zécarlos Machado, Barbara Luz e Lee Taylor. Na obra, Maria (Barbara Luz), uma menina, está sentada num banco ao lado de seu pai (Zécarlos Machado). A conversa que eles têm ali conduz a narrativa do filme. A história se passa na rústica casa de campo, onde ela mora com a mãe (Patrícia Pillar) e aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem (Lee Taylor).

Coordenado pela professora do Colegiado de Antropologia do Campus Serra da Capivara, Natacha Leal, o Cena na Serra promove exibições quinzenais de produções audiovisuais brasileiras, num cineclube que visa discutir as produções e contribuir com a promoção do direito à cultura da população de São Raimundo Nonato. Durante este semestre letivo, o Cena na Serra irá exibir outros cinco filmes. As apresentações acontecem no Núcleo de Extensão da Univasf, nas noites de quinta-feira. Haverá uma exibição durante a XIII Mostra de Extensão, em data a ser divulgada posteriormente. A programação completa segue abaixo.

Os filmes apresentados são distribuídos pela Vitrine Filmes que concedeu, com autorização prévia dos diretores, parte do seu acervo para exibição no projeto. O Cena na Serra acontece desde fevereiro e já apresentou 14 filmes para plateias com aproximadamente 25 pessoas a cada sessão. O projeto conta com a participação de servidores e estudantes da Univasf, dos cursos de Antropologia e Arqueologia e Preservação Patrimonial, e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Cronograma de exibição da temporado 2018.2:

08/11/18 – Unicórnio / Eduardo Nunes (2017)

22/11/18 – Califórnia /Marina Person(2015)

7 a 9/12/18 (Mostra de Extensão da Univasf/Horário a definir) – Baronesa / Juliana Antunes 2017)

24/01/19 – Los Territorios / Ivan Granovsky (2017)

07/02/19 – Paraíso Perdido / Monique Gardenberg (2018)

21/02/19 – Alguma Coisa Assim / Esmir Filho e Mariana Bastos (2017)