Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) da Univasf oferece apoio psicológico para professores

Notícias

Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) da Univasf oferece apoio psicológico para professores

publicado: 08/07/2020 17h06 última modificação: 08/07/2020 17h06
Gersica Brito

Auxiliar professores no controle da ansiedade e do estresse causado pelo isolamento social. Este é o objetivo do Serviço de Apoio Psicológico para Professores em Tempos de Pandemia. A ação é uma iniciativa do Projeto de Intervenção, Pesquisa e Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (PIPE-TCC), vinculado ao Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O serviço é direcionado a professores do ensino infantil, fundamental e médio.

O atendimento será realizado em grupo através da plataforma Google Meet. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário online qualquer dia da semana. Os inscritos devem aguardar a data e o horário do atendimento no e-mail de cadastro, e considerar que serão chamados em ordem de inscrição. Cada pessoa pode participar de um grupo, uma única vez.

O serviço foi criado diante da constatação da mudança de rotina nas atividades das aulas e do processo de adaptação que os professores precisam desempenhar, a conciliação das aulas com as atividades diárias. O atendimento em grupo visa criar uma oportunidade para que os professores compartilhem as dificuldades diárias, e assim, criem um processo de empatia e apoio mútuo no grupo.

A psicóloga do CEPPSI, Ericka Marta Dias, diz que abrir um espaço de fala para esses professores é de extrema importância, pois com a identificação entre o grupo existe a possibilidade do compartilhamento de estratégias saudáveis para viver no cenário atual. Além disso, ela ressalta que os participantes terão a oportunidade de entender mais sobre ansiedade e estresse e conhecer estratégias psicológicas para enfrentar essa realidade.

registrado em: