Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Artes Visuais promove a Exposição “O Fim do Desenho” na semana de integração de calouros da Univasf

publicado: 11/04/2019 11h30 última modificação: 11/04/2019 11h30
Gersica Brito

Com o objetivo de oferecer à comunidade um espaço de reflexão sobre o trabalho artístico contemporâneo, o Programa de Extensão “Deslocamentos Múltiplos: experimentações híbridas em publicações de artistas” do Colegiado de Artes Virtuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove a Exposição “O Fim do Desenho”. A ação irá acontecer durante a semana de integração dos calouros do semestre 2019.1, do dia 23 a 26 de abril, no Laboratório de Desenho no Bloco de Artes do Campus Juazeiro (BA).

A exposição é resultado de um período de 2 anos de oficinas, aulas e estudos realizados pelo Programa de Extensão e a disciplina de Desenho. As obras expressam as diversas formas que um desenho pode atingir, aquele que sai do tradicional feito no papel, como instalações, esculturas, fotografias e bordados. As obras são de 9 estudantes do curso de Artes Visuais da Univasf: Alisson Nogueira, Ariel Farfan, Barbara Martins, Carina Lacerda, Fredson Adjar, João Pedro Rodrigues, Sirlene Fernandes, Tacylla Oliveira e Zé Santana. Todos coordenados pelo professor e Diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc) Edson Macalini, que também irá expor suas obras.

Com a intenção de promover uma reflexão sobre o espaço para exposição artística dentro da Universidade, os artistas irão transformar o Laboratório de Desenho em uma Galeria de Arte. Nesta Galeria irão apresentar para os discentes que estão retornando das férias, calouros e comunidade externa, a representação do que é urbano na Caatinga e Semiárido e também a fusão de culturas que existe na região.

O Programa de Extensão “Deslocamentos Múltiplos: experimentações híbridas em publicações de artistas” existe desde 2017 e promove estudos que resultam em atividades artísticas e publicações. “Essa exposição coroa os estudos que são realizados desde 2017. A importância dela é a oportunidade que dá para as pessoas ampliarem seu repertório estético e visual e conhecerem como se dá o processo de criação do artista”, ressalta Edson Macalini.