Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Enfermagem realiza capacitações para profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

publicado: 28/04/2020 17h53 última modificação: 28/04/2020 17h53
Renata Freitas

Profissionais que atuam na área de saúde em 35 municípios das regiões de Petrolina (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) estão participando de cursos de capacitação a distância realizados por docentes do Colegiado de Enfermagem (CENF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os cursos de capacitação integram uma série de ações promovidas pelos professores do CENF, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Norte da Secretaria de Saúde da Bahia e a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) de Pernambuco, com o objetivo de contribuir para a prevenção e o combate à pandemia do novo coronavírus na região.

Helder Coutinho e Ângela Carneiro durante reunião via web conferência.

As ações, coordenadas pela professora do CENF Ângela Carneiro, foram definidas por meio de reunião do Colegiado, realizada em 19 de março, e envolvem também a atualização de documentos técnicos, do Ministério da Saúde e, na Bahia, da Secretaria de Saúde do Estado, referentes aos procedimentos a serem seguidos pelos municípios durante a pandemia da Covid-19. Ângela está atuando diretamente na elaboração destes documentos, que visam orientar os gestores municipais sobre as diretrizes nacionais e estaduais acerca da pandemia. A parceria também tem possibilitado a realização de reuniões técnicas com os profissionais e secretários municipais de saúde destas regiões.

A professora conta que três salas virtuais foram montadas no Hospital Universitário (HU-Univasf), sob a coordenação do professor do CENF Venâncio de Santana Tavares e da unidade do e-saúde, ligada à Diretoria de Ensino do HU. Os cursos de capacitação, realizados por meio de web conferências pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tiveram início em 16 de abril. Os cursos têm cerca de duas horas de duração e abordam temas diversos, como “Articulação da vigilância Epidemiológica com os serviços da rede no controle de casos do Covid-19”, “Estratégia de Enfrentamento da Covid-19 na APS (Discussão de manuais e normas técnicas)” e “Biossegurança na Coleta de amostra para o Covid-19”.

De acordo com Ângela, mais de 200 profissionais com atuação em várias áreas da saúde nos municípios já participaram dos cursos. Cada capacitação tem a participação de cerca de 30 pessoas. “As salas virtuais são utilizadas também por técnicos do Núcleo Regional de Saúde da Bahia para coordenar as ações nos 28 municípios da macrorregião de saúde de Juazeiro”, relata a professora.

“Esse apoio da Univasf é muito importante nesse momento de pandemia, porque possibilita trazer para as equipes de saúde dos municípios um conhecimento técnico e contribui para aprimorar os processos de trabalho”, afirma o sanitarista do Núcleo Regional de Saúde Norte, Helder Silveira Coutinho. Ele também destaca a importância das atividades dos residentes da Residência Multiprofissional da Univasf que atuam no Núcleo.

Segundo ele, a parceria nesse período de pandemia teve início com o levantamento de demandas e fragilidades dos municípios nas áreas de atenção básica, vigilância sanitária e saúde do trabalho. As reuniões técnicas com os dirigentes também contribuíram para a criação do programa de capacitação executado pelos professores da Univasf.

Ângela Carneiro frisa que a atuação do CENF junto às equipes de saúde dos municípios da região é mais uma contribuição da Universidade para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Vale do São Francisco. “Percebemos que havia a necessidade de uma participação mais direta, porque essa é uma situação muito nova, com um vírus novo, em que há muitas perguntas sem resposta e nós precisamos entender a situação. No Brasil, não temos memória histórica de outras pandemias que o mundo já viveu. Nossa participação é importante também para compreendermos esse momento histórico e contribuirmos para a formação dos profissionais do curso de Enfermagem a partir dessa nova realidade que estamos vivendo”, afirma.

registrado em: , ,