Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Geografia promove três cursos de capacitação no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 06/08/2019 16h14 última modificação: 07/08/2019 11h42
Gersica Brito

O Colegiado de Geografia (CGE), o Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST) e o Grupo de Pesquisa em Geografia, Ecologia Espacial e Modelagem Ambiental (GEMA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoverão no Campus do Bonfim dois minicursos e um curso entre os meses de agosto e setembro. Intitulados “Construção e Utilização do Currículo Lates” e “Tópicos sobre Normas ABNT”, os minicursos estão com inscrições abertas no Sistema de Gestão de Eventos (SGE) até a véspera dos eventos, que serão realizados nos dia 29 e 30 de agosto, respectivamente. No dia 2 de setembro acontecerá o curso de Introdução ao QGIS, os interessados devem se inscrever no SGE e confirmar presencialmente a inscrição no Gabinete 10, até o dia 29 de agosto.

O minicurso “Construção e Utilização do Currículo Lates” irá acontecer no dia 29 no laboratório de informática da Univasf, no Campus Senhor do Bonfim. Serão duas turmas, Turma A (18h45 às 20h15) e Turma B (20h30 às 22h), cada uma com 18 vagas. Já o minicurso “Tópicos sobre Normas ABNT” será realizado no dia 30, na sala 7, das 19h às 21h, com 50 vagas. As duas ações são gratuitas e abertas para a comunidade interna e externa da Univasf.

O curso de Introdução ao QGIS, um software livre de Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permite a visualização, edição, construção e análise de dados georreferenciados, acontecerá no laboratório de informática, durante duas semanas, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h. Serão 18 vagas para utilização dos computadores do laboratório e 8 vagas para utilização de computadores pessoais. Cada participante do curso deverá doar uma fralda geriátrica, que será entregue ao Lar de Idosos F. de Cristo. Aqueles que concluírem o curso terão direito a certificado.

As três atividades têm como objetivo capacitar a comunidade, a fim de colaborar com a produção científica e com aqueles que se interessam em se especializar nas ferramentas voltadas para a análise de dados geográficos (espaciais). Os minicursos serão ministrados pelo professor do CGE Sirius Oliveira Souza e por três discentes concluintes dos cursos de graduação do Campus Senhor do Bonfim, são eles: Felipe Reis, Livia Silva e Lucélia Nascimento. Já o curso de Introdução ao QGIS será ministrado apenas pelo professor Souza.

O NEPST, criado em 2018, tem como objetivo investigar e analisar processos ambientais que formam as paisagens semiáridas tropicais. O Núcleo tem promovido cursos de capacitação, palestras, minicursos e oficinas. Um dos pesquisadores responsáveis pelo NEPST, professor Sirius Souza, diz que o grupo planeja uma nova oferta do curso de QGIS para o próximo semestre, e para o semestre 2020.1, o primeiro curso de QGIS Intermediário.