Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Começaram hoje (8) as inscrições para o Enem 2017

Começaram hoje (8) as inscrições para o Enem 2017

publicado: 08/05/2017 15h29 última modificação: 08/05/2017 16h59

O Ministério da Educação (MEC) deu início hoje (8) ao período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O exame é utilizado como seleção para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Os candidatos terão até as 23h59 do dia 19 de maio para se inscrever no site do Inep. A nota do Enem 2017 será necessária para disputar uma das 1.530 vagas que serão disponibilizadas pela Univasf em seus 28 cursos de graduação presenciais em 2018.

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2017 é de R$ 82 e deve ser pago até o dia 24 de maio. São isentos do pagamento os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano; os membros de famílias de baixa renda que declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e que estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico); e os que se enquadram na Lei N° 12.799/2013, que isenta aqueles que possuem renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.405,50) e cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola privada.

Dentre as novidades deste ano, está a realização das provas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de redação, Ciências Humanas e Linguagens. Já no segundo domingo, os participantes farão as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Também nessa edição do Enem as provas e cartões de respostas terão os dados pessoais do participante, contando com o nome e o número de inscrição do estudante.

Ingresso discente – O ingresso em um dos cursos de graduação presenciais ofertados pela Univasf em seus seis campi localizados em Pernambuco, na Bahia e no Piauí ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem para classificar os candidatos. Para mais informações acesse o Portal do Estudante.