Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica participou de reunião descentralizada no Campus Paulo Afonso sobre medidas relacionadas ao contingenciamento orçamentário

Notícias

Comunidade acadêmica participou de reunião descentralizada no Campus Paulo Afonso sobre medidas relacionadas ao contingenciamento orçamentário

publicado: 12/07/2019 11h33 última modificação: 12/07/2019 11h33
Renata Freitas
Exibir carrossel de imagens Ludimilla Andrade O reitor falou sobre as principais medidas  implementadas na Universidade para garantir o funcionamento das atividades letivas até o final de 2019.

O reitor falou sobre as principais medidas implementadas na Universidade para garantir o funcionamento das atividades letivas até o final de 2019.

Estudantes e servidores do Campus Paulo Afonso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estiveram reunidos, na tarde de quarta-feira (10), com o reitor Julianeli Tolentino de Lima, durante a primeira reunião descentralizada promovida pela Reitoria para tratar das medidas adotadas em virtude do contingenciamento orçamentário. Este primeiro encontro, que também acontecerá nos demais campi afastados da sede, contou com a presença do prefeito Universitário, José Edilson dos Santos Júnior.

A reunião teve início com a apresentação do reitor sobre as principais medidas já em execução na Universidade, que foram implementadas para garantir o funcionamento das atividades letivas da graduação e da pós-graduação até o final de 2019. Diversos questionamentos foram feitos pelos servidores e estudantes presentes, relacionados à conclusão da construção do campus definitivo na cidade, ao processo de transferência do Hospital Nair Alves de Souza para a Univasf e à possibilidade das medidas afetarem os programas de pós-graduação da Instituição, entre outras.

O reitor Julianeli Toletino enfatizou que a Reitoria da Univasf vem fazendo todos os esforços, junto com outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para reverter o quadro de bloqueio orçamentário para as Universidades Federais. Ele também informou a comunidade sobre as reuniões já realizadas ao longo dos últimos meses com o ministro da Educação e o secretário de Ensino Superior do MEC para apresentar o desempenho da Univasf nesses 15 anos e a situação atual da Instituição. O reitor falou ainda sobre os contatos efetuados com representantes das bancadas parlamentares dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, no sentido de sensibilizar os representantes para a relevância das Ifes para a sociedade brasileira.

De acordo com membros da comunidade acadêmica, o impacto do contingenciamento de recursos é perceptível nas atividades diárias da instituição. O estudante do curso de Medicina Igor Lima, que está no segundo período do curso em Paulo Afonso, lembrou da diminuição na frota de veículos disponíveis para atividades de campo e no horário de atendimento da biblioteca, ambos em virtude da redução do número de postos de trabalho de funcionários terceirizados. “Estruturalmente, a gente sente a ausência no campus de insumos básicos, como papel higiênico e água nos bebedouros, que são coisas altamente básicas e estavam previstas nesta verba contingenciada. A gente tem medo do futuro em virtude dessas verbas, que são fundamentais para a manutenção do campus”, comentou Lima.

A técnica-administrativa em educação Isis Vicente também lamentou a perda de funcionários terceirizados que atuavam no campus, o que ocasionou alterações no horário da biblioteca. Ela também citou a interrupção da obra do campus definitivo do como outro reflexo do contingenciamento de recursos da Univasf.

O reitor frisou que a construção do Campus Paulo Afonso é uma das prioridades neste momento. O prefeito Universitário, José Edilson dos Santos Júnior, esclareceu que a obra está perto de ser concluída, faltando cerca de 5% da estrutura do prédio e o encerramento da construção da subestação de energia, também essencial para o funcionamento do campus definitivo.

Próximas Reuniões – As reuniões descentralizadas visam possibilitar momentos de diálogo da Reitoria com a comunidade acadêmica sobre as medidas adotadas. São também uma oportunidade para esclarecer possíveis questionamentos e dúvidas que estudantes e servidores tenham sobre o assunto. O próximo encontro será realizado no Campus Senhor do Bonfim (BA), no dia 19 de julho.

Até o final de julho, também haverá reuniões nos campi de Salgueiro (PE) e de São Raimundo Nonato (PI). O intuito é fortalecer a transparência do diálogo entre a Reitoria e a comunidade acadêmica. Já foram realizadas as reuniões em Paulo Afonso e no Campus Juazeiro, esta última no dia 1º de julho, reunindo a comunidade acadêmica dos campi de Juazeiro e Petrolina. Todos os encontros são abertos à participação de estudantes, servidores e funcionários terceirizados. O calendário dos próximos encontros segue abaixo.

Cronograma de Reuniões da Reitoria nos Campi:

Campus Senhor do Bonfim – 19 de julho

Campus Salgueiro – 23 de julho

Campus Serra da Capivara – 29 de julho

registrado em: ,