Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica participou de reunião descentralizada no Campus Paulo Afonso sobre medidas relacionadas ao contingenciamento orçamentário

publicado: 12/07/2019 11h33 última modificação: 12/07/2019 11h33
Renata Freitas
Exibir carrossel de imagens Ludimilla Andrade O reitor falou sobre as principais medidas  implementadas na Universidade para garantir o funcionamento das atividades letivas até o final de 2019.

O reitor falou sobre as principais medidas implementadas na Universidade para garantir o funcionamento das atividades letivas até o final de 2019.

Estudantes e servidores do Campus Paulo Afonso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estiveram reunidos, na tarde de quarta-feira (10), com o reitor Julianeli Tolentino de Lima, durante a primeira reunião descentralizada promovida pela Reitoria para tratar das medidas adotadas em virtude do contingenciamento orçamentário. Este primeiro encontro, que também acontecerá nos demais campi afastados da sede, contou com a presença do prefeito Universitário, José Edilson dos Santos Júnior.

A reunião teve início com a apresentação do reitor sobre as principais medidas já em execução na Universidade, que foram implementadas para garantir o funcionamento das atividades letivas da graduação e da pós-graduação até o final de 2019. Diversos questionamentos foram feitos pelos servidores e estudantes presentes, relacionados à conclusão da construção do campus definitivo na cidade, ao processo de transferência do Hospital Nair Alves de Souza para a Univasf e à possibilidade das medidas afetarem os programas de pós-graduação da Instituição, entre outras.

O reitor Julianeli Toletino enfatizou que a Reitoria da Univasf vem fazendo todos os esforços, junto com outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para reverter o quadro de bloqueio orçamentário para as Universidades Federais. Ele também informou a comunidade sobre as reuniões já realizadas ao longo dos últimos meses com o ministro da Educação e o secretário de Ensino Superior do MEC para apresentar o desempenho da Univasf nesses 15 anos e a situação atual da Instituição. O reitor falou ainda sobre os contatos efetuados com representantes das bancadas parlamentares dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, no sentido de sensibilizar os representantes para a relevância das Ifes para a sociedade brasileira.

De acordo com membros da comunidade acadêmica, o impacto do contingenciamento de recursos é perceptível nas atividades diárias da instituição. O estudante do curso de Medicina Igor Lima, que está no segundo período do curso em Paulo Afonso, lembrou da diminuição na frota de veículos disponíveis para atividades de campo e no horário de atendimento da biblioteca, ambos em virtude da redução do número de postos de trabalho de funcionários terceirizados. “Estruturalmente, a gente sente a ausência no campus de insumos básicos, como papel higiênico e água nos bebedouros, que são coisas altamente básicas e estavam previstas nesta verba contingenciada. A gente tem medo do futuro em virtude dessas verbas, que são fundamentais para a manutenção do campus”, comentou Lima.

A técnica-administrativa em educação Isis Vicente também lamentou a perda de funcionários terceirizados que atuavam no campus, o que ocasionou alterações no horário da biblioteca. Ela também citou a interrupção da obra do campus definitivo do como outro reflexo do contingenciamento de recursos da Univasf.

O reitor frisou que a construção do Campus Paulo Afonso é uma das prioridades neste momento. O prefeito Universitário, José Edilson dos Santos Júnior, esclareceu que a obra está perto de ser concluída, faltando cerca de 5% da estrutura do prédio e o encerramento da construção da subestação de energia, também essencial para o funcionamento do campus definitivo.

Próximas Reuniões – As reuniões descentralizadas visam possibilitar momentos de diálogo da Reitoria com a comunidade acadêmica sobre as medidas adotadas. São também uma oportunidade para esclarecer possíveis questionamentos e dúvidas que estudantes e servidores tenham sobre o assunto. O próximo encontro será realizado no Campus Senhor do Bonfim (BA), no dia 19 de julho.

Até o final de julho, também haverá reuniões nos campi de Salgueiro (PE) e de São Raimundo Nonato (PI). O intuito é fortalecer a transparência do diálogo entre a Reitoria e a comunidade acadêmica. Já foram realizadas as reuniões em Paulo Afonso e no Campus Juazeiro, esta última no dia 1º de julho, reunindo a comunidade acadêmica dos campi de Juazeiro e Petrolina. Todos os encontros são abertos à participação de estudantes, servidores e funcionários terceirizados. O calendário dos próximos encontros segue abaixo.

Cronograma de Reuniões da Reitoria nos Campi:

Campus Senhor do Bonfim – 19 de julho

Campus Salgueiro – 23 de julho