Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Universitário aprova manutenção da forma de ingresso nos cursos de graduação da Univasf

Notícias

Conselho Universitário aprova manutenção da forma de ingresso nos cursos de graduação da Univasf

publicado: 31/08/2016 17h11 última modificação: 01/09/2016 16h41
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) manterá na íntegra a forma de ingresso nos cursos presenciais de graduação, com a adoção das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para classificação de novos alunos. Com a decisão, tomada pelo Conselho Universitário (Conuni) na Sessão Ordinária realizada na última sexta-feira (26), na Sala dos Conselhos Superiores, Campus Centro, em Petrolina (PE), a Univasf não adotará bonificação regional para ingresso na graduação. 

A entrada de novos estudantes na Univasf continuará sendo regulada pelo Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG), que lança um edital a cada ano com as regras para a seleção. A distribuição das vagas oferecidas pela instituição ocorre pelas modalidades Ampla Concorrência e Vagas Reservadas, de acordo com a Lei Nº 12.711/12, a Lei de Cotas. 

Conforme determina a legislação, a Univasf reserva 50% do total de vagas ofertadas por curso para os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. As vagas reservadas dividem-se entre os candidatos oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e os candidatos que, independentemente da renda familiar, tenham concluído o ensino médio em escola pública. Ainda há um percentual de vagas reservado para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas em ambas as faixas de renda já citadas. 

Desta forma, para se candidatar a um curso da Univasf, é necessário que o candidato faça o Enem e opte por um dos cursos ofertados pela instituição no Sisu. A ordem de classificação do candidato no Sisu tem por base a nota do Enem e a modalidade pela qual o candidato optou por concorrer. 

Engenharia de Produção - Durante a reunião, os conselheiros da Univasf aprovaram a mudança no período de entrada dos estudantes de Engenharia de Produção. Até este ano, o ingresso de novos alunos para o curso se dava no segundo semestre letivo, com apenas uma entrada anual. Com a aprovação do Conuni, Engenharia de Produção passa a ser um curso de primeira entrada, o que significa que os alunos classificados via Sisu iniciarão as atividades acadêmicas no primeiro semestre letivo. A expectativa é que a mudança entre em vigor já a partir de 2017. 

Também houve a escolha dos representantes discentes que irão compor o Conselho de Curadores da Univasf. Em votação, o aluno de Engenharia de Produção Clayton Wanderley Granja Amorim foi escolhido titular e Bruno Nunes Braga Felix, também estudante de Engenharia de Produção, foi escolhido suplente. O nome de Tadeu Plínio da Silva, da Associação dos Profissionais da Área de Saúde do Município de Petrolina (Apasamp) foi aprovado como representante titular da comunidade externa no Conselho Universitário. O mandato dos representantes discentes será de um ano e o do representante da comunidade externa, dois anos, com a possibilidade de uma recondução para ambos os caso