Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Convênio entre Univasf e Paltex auxilia na formação acadêmica de estudantes da área da saúde

publicado: 02/10/2019 09h43 última modificação: 02/10/2019 09h58
Beatriz Granja

Ingressar em um curso de graduação da área de saúde envolve também a necessidade de se investir em livros e materiais acadêmicos importantes para a formação do estudante. Com o objetivo de facilitar a aquisição destes materiais, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) mantém um convênio com o Programa Ampliado de Livros de Texto e Materiais de Instrução (Paltex), um programa sem fins lucrativos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Para atender os estudantes interessados um Posto Paltex atende todas as quartas-feiras, das 14h às 18h, na biblioteca, do Campus Sede, em Petrolina (PE).

O Paltex atua com o fornecimento de livros e instrumentos básicos essenciais para os estudantes dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia e Educação Física. Criado em 1968, o programa atua em cerca de 530 instituições em 19 países da América Latina e do Caribe. O convênio com a Univasf foi estabelecido em 2008 e o posto foi inaugurado em abril daquele ano, após a visita da administradora do Programa Paltex no Brasil, Liane Haagen da Silva.

De acordo com a professora do Colegiado de Medicina Veterinária e uma das assessoras do Paltex na Univasf, Flaviane Monteiro, o Paltex tem como missão contribuir para o desenvolvimento da educação em recursos humanos para a saúde na região. Ela ressalta que o programa é importante por estar acessível a todos os estudantes. “A pronta entrega e o preço acessível são fatores que ajudam o estudante a adquirir estes materiais que vão auxiliar na sua formação acadêmica”, finaliza Flaviane, que foi uma das beneficiadas pelo Paltex, durante sua graduação em Medicina Veterinária.