Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Administração Pública EAD da Univasf recebe conceito 5 do MEC

Curso de Administração Pública EAD da Univasf recebe conceito 5 do MEC

publicado: 19/05/2017 16h03 última modificação: 19/05/2017 21h27
Renata Freitas
Exibir carrossel de imagens Professor Ricardo Duarte, secretário de Educação a Distância

Professor Ricardo Duarte, secretário de Educação a Distância

Há quatro anos, Cyro Ribeiro de Araújo não imaginava que hoje estaria prestes a concluir sua primeira graduação. O sonho da formação universitária para o vendedor de Trindade (PE) começou a se tornar realidade quando foi aprovado na seleção para o Bacharelado em Administração Pública, ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD). Araújo integra a primeira turma do curso, que acaba de receber conceito 5 dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Administração Pública é a primeira graduação da Univasf a receber a nota mais alta, numa escala que varia de 1 (menor nota) a 5 (maior nota), dos avaliadores do Inep, que estiveram na Univasf no período de 3 a 6 de maio para a visita in loco, com a finalidade de formalizar o reconhecimento do curso. O processo de avaliação inclui a visita dos avaliadores, a realização de reuniões com representantes da universidade, docentes e discentes, análise de documentos e infraestrutura. A portaria com a formalização do reconhecimento do curso ainda será publicada no Diário Oficial da União.

Marco na educação a distância da Univasf por ter sido a primeira graduação nesta modalidade de ensino ofertada pela instituição, o curso foi criado em outubro de 2013, com quatro anos de duração, tem aproximadamente 40 professores e tutores e 410 alunos, distribuídos em duas turmas. O bacharelado é ofertado para os polos da SEaD em Juazeiro, Capim Grosso, Campo Formoso, Jaguarari e Irecê, na Bahia; e em Petrolina, Salgueiro, Trindade e Ouricuri, em Pernambuco.

A educação superior abriu novas perspectivas para Cyro Araújo, que voltou a estudar depois de 15 anos. “Sempre quis fazer um curso superior. Se não fosse pela EAD isso não seria possível. O curso me inspirou a continuar estudando e não quero mais parar”, revela o vendedor, que afirma não ter se surpreendido com o alto conceito atribuído ao curso. “Não foi surpresa, porque nós vemos os esforços de toda a equipe da SEaD”, diz.

O secretário de Educação a Distância, Ricardo Duarte, também compartilha a conquista com a equipe, que se dedica ao desenvolvimento pedagógico e tecnológico de todos os cursos da SEaD. “Nós nos empenhamos para fazer um bom trabalho nos nossos cursos e alcançar bons resultados”, comenta.

Ele ressalta que o ambiente virtual adaptado às características regionais, o que o aproxima à realidade do estudante; a existência de uma ouvidoria própria para os alunos da EAD; e a oferta de cursos adicionais para complementar a formação dos discentes, a exemplo do curso de Espanhol, que hoje tem mais de 34 mil estudantes do Brasil inteiro, contribuíram para o resultado final desta primeira avaliação do MEC. “Esta avaliação não é um ponto de chegada, mas de partida para que possamos nos aprimorar, mas contribuiu para nos mostrar que estamos no caminho certo”, destaca.

Entusiasta da EAD, Duarte frisa que esta modalidade de ensino permite a universalização da educação e está possibilitando a retomada dos estudos a uma população na faixa etária acima dos 30 anos, moradora de locais onde é difícil a existência de instituições de ensino superior. A primeira formatura está prevista para novembro deste ano e a expectativa é de que de 80 a 120 alunos colem grau na ocasião.

O procurador Educacional Institucional, João José de Simoni Gouveia, diz que o conceito atribuído ao bacharelado em Administração Pública é reflexo do trabalho bem realizado pela Univasf. “Significa que dentro do processo avaliativo foram cumpridos os requisitos estabelecidos pelo MEC para um curso de qualidade e todas as dimensões avaliadas foram consideradas excelentes. Estamos fornecendo educação de qualidade aos nossos alunos”, observa.

Gouveia lembra que todo processo avaliativo permite a implementação de melhorias e a reavaliação de procedimentos estabelecidos. “É um processo de melhoria contínua para o curso avaliado e para os outros cursos da instituição que passarão pela avaliação do MEC, seja para reconhecimento ou para renovação do reconhecimento do curso”, explica.