Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Ciências da Natureza do Campus Serra da Capivara celebra 10 anos com evento comemorativo a partir de amanhã (4)

publicado: 03/12/2019 15h26 última modificação: 04/12/2019 08h29
Gersica Brito

Em comemoração aos 10 anos do curso, o Colegiado de Ciências da Natureza (CCINAT) do Campus Serra da Capivara da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato (PI), promoverá um evento comemorativo com uma extensa programação, que terá início amanhã (4). O “CCINAT 10 anos: Educação Científica e Compromisso Social no Semiárido Piauiense”, aberto a toda a comunidade, acontecerá até sexta-feira (6), no Campus Serra da Capivara.

A abertura será realizada a partir das 19h de amanhã (4), no auditório do Campus, com a participação da Orquestra Sanfônica Acordes do Campestre. Em seguida, haverá uma mesa redonda com a presença do vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e da vice-coordenadora do Colegiado de Ciências da Natureza, Mayane Nóbrega, para discutir o tema “A Univasf e o CCINAT em Revista Histórica”. O cantor Chico Mário finalizará a programação de abertura com uma apresentação em voz e violão.

Também integra a programação a Mostra CCINAT, que terá início no segundo dia do evento, durante a qual acontecerão as apresentações de trabalhos científicos da Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), exposição de modelos didáticos, geociências, astronomia e uma apresentação de teatro, “O Sertão”, com Nilton Mendes. Haverá ainda duas rodas de conversa sobre “Multiculturalismo e Ensino em Ciências” e outra sobre “Tópicos em Ensino de Ciências”.

Já no último dia de evento acontecerá uma sessão de pôsteres com trabalhos de estudantes e egressos do curso, além de uma roda de conversa em formato de “Talk Show” com sete egressos. A programação será finalizada com voz e violão, com a participação de Luiz Guará.

Para o professor Itamar Soares Oliveira, membro da equipe organizadora do evento, é importante que a comunidade conheça, reveja e visualize algumas das produções do colegiado durante a década, assim como as contribuições sociais da Univasf. “Haverá debate para discutir temas importantes relacionados à formação de professores e ao ensino de Ciências. Serão momentos de confraternização entre os estudantes atuais e os egressos”, ressalta Oliveira.

O objetivo do evento é celebrar os 10 anos de implantação da Licenciatura em Ciências da Natureza, em São Raimundo Nonato e também no território da Serra da Capivara. Com uma história de 10 anos no curso, o professor mais antigo, Arnaldo José Correia, diz que no início as expectativas eram de valorizar o ensino de Ciências na educação básica e atuar de forma integrada, com a conexão entre teoria e prática. Quanto às dificuldades encontradas nesse começo, Correia, que também foi coordenador do curso duas vezes, destaca que o mais difícil foi a ausência de laboratórios e a desconfiança da comunidade quanto ao curso, por ser novo e pouco conhecido. “Estes desafios foram vencidos aos poucos e, hoje, estamos bem consolidados e atuantes em toda região”, afirma.

A maior conquista do curso até então, de acordo com o professor, é a formação de professores reconhecidamente competentes na região e também a integração com as políticas públicas de ensino. “Tínhamos uma grande preocupação em nossa consolidação em função da desvalorização do ensino no nosso país, sobretudo, na educação básica. Neste sentido, os dez anos é sensação de missão cumprida e trabalho realizado”, ressalta Correia.

O atual coordenador do CCINAT, Francimário da Silva Feitosa, diz que esses 10 anos representam muito para a sociedade de São Raimundo Nonato, visto que colabora com a formação de professores de Ciências, uma carência na região. Atualmente, o curso conta com 13 docentes na equipe e tem 212 estudantes matriculados. Nesta primeira década, 69 profissionais se formaram em Ciências da Natureza, no Campus Serra da Capivara.