Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos de Pós-Graduação da Univasf melhoram o desempenho em Avaliação Quadrienal da Capes

publicado: 20/09/2017 15h21 última modificação: 20/09/2017 15h21
João Pedro Ramalho

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, ontem (19), os resultados da Avaliação Quadrienal 2017 dos cursos de pós-graduação Stricto sensu ofertados no Brasil, referentes ao período de 2013 a 2016. Dez programas de Mestrado, dos quais nove acadêmicos e um profissional, oferecidos pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram avaliados. Quatro deles obtiveram, pela primeira vez, conceito 4, em uma escala que vai de 1 (menor nota) a 7 (maior nota): Ciências da Saúde e Biológicas (CPGCSB), Ciência dos Materiais (CPGCM), Ciências Veterinárias no Semiárido (CPGVS) e Ciência Animal (CPGCA).

Também foram avaliados os programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (CPGEA), Agronomia – Produção Vegetal (CPGAPV), Educação Física (CPGEF), Recursos Naturais do Semiárido (CPGRNSA) e Psicologia (CPGPSI), além do Mestrado Profissional em Extensão Rural (CPGExR). Todos estes obtiveram conceito 3. Já a Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PGDiDeS) não consta na avaliação da Capes, uma vez que sua primeira turma teve início este ano.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Jackson Guedes, a Univasf acompanhou o crescimento dos programas de mestrado e doutorado em todo o Nordeste, cuja avaliação pela Capes aumentou em aproximadamente 40%. “Estamos todos muito felizes. Foi um resultado excelente, que mostra o comprometimento dos professores, estudantes e técnico-administrativos em educação”, afirma Guedes.

Ainda segundo Jackson Guedes, o fato de quatro cursos terem obtido nota 4 permite a criação de novos cenários para a pós-graduação na Univasf, uma vez que este é o conceito mínimo exigido pela Capes para que as universidades possam ofertar cursos de doutorado. “Abre-se a perspectiva de quatro propostas de doutorado, com uma grande possibilidade de termos turmas já em 2019”, analisa o pró-reitor.

Um dos programas que deve submeter ainda em 2017 a proposta de doutorado é o de Ciências da Saúde e Biológicas. Segundo a coordenadora do CPGCSB, professora Patricia Avello Nicola, os próximos dias serão de muito trabalho para que a submissão seja feita até o dia 31 de outubro, prazo final estabelecido pela Capes. “Com o resultado, nós temos algumas coisas para aperfeiçoar, saber onde estamos em falta, para fazer uma proposta mais robusta. Acreditamos que seja possível conseguir”, afirma Patricia.

Além dos cursos ofertados originalmente pela Univasf, a Capes avaliou outros três programas de Mestrado Profissional dos quais a Universidade participa em parceria com outras instituições de ensino. Foram eles o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que obteve nota 5, o Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), cujo conceito foi 4, e o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), que obteve nota 2.