Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos de Saúde e Ciências Agrárias da Univasf se destacam no Enade 2016

Cursos de Saúde e Ciências Agrárias da Univasf se destacam no Enade 2016

publicado: 27/09/2017 16h34 última modificação: 05/10/2017 16h20
Renata Freitas

Sete cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2016. O curso de Enfermagem da Univasf obteve o conceito 5 e os cursos de Engenharia Agronômica, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia obtiveram a nota 4, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). O desempenho dos discentes da Univasf colocou a instituição em destaque regional e nacional. O curso de Enfermagem obteve a melhor nota de todo o Brasil e Engenharia Agronômica ficou com a maior nota entre os cursos da Região Nordeste. Já Educação Física, Medicina e Zootecnia se destacaram com as notas mais altas entre os cursos ofertados no Estado de Pernambuco.

Em números exatos, a nota alcançada pelo curso de Enfermagem foi 4,9304. O curso da Univasf foi seguido pelos cursos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que teve 4,9144, e da Universidade Federal do Ceará (UFC), cuja nota foi 4,8728. O procurador Educacional Institucional da Univasf, Rômulo Câmara, explica que estes números são arredondados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para a emissão do conceito.

Já o curso de Engenharia Agronômica ficou na 26ª colocação no país e em 1º na Região Nordeste, com nota 3,7787. Educação Física (Bacharelado) obteve a 35ª colocação nacional e 1ª no estado de Pernambuco, com nota 3,8693. Farmácia ficou na 57ª colocação entre os cursos avaliados no país e em 2º em Pernambuco, com nota 3,5796. O curso de Medicina, ofertado no Campus Sede, em Petrolina (PE), ficou na 49ª colocação no ranking nacional e na 1ª colocação entre os cursos médicos de Pernambuco, com nota 3,1650. Já Medicina Veterinária ficou na 44ª colocação nacional e em 3º em Pernambuco, com nota 3,2990. Zootecnia ficou na 18ª colocação nacional e 1º em Pernambuco, com nota 3,0464. O quadro detalhado com a colocação de cada curso consta abaixo.

Rômulo Câmara destaca que apenas 31% dos cursos avaliados pelo Enade 2016 tiveram conceitos 4 (25% das graduações) e 5 (6% dos cursos). “As universidades federais tiveram 43% dos cursos avaliados com conceito 4 e 16% com o conceito 5. A Univasf está entre estas instituições. Este resultado demonstra que a formação proporcionada pelos nossos cursos é de grande qualidade e nossos estudantes estão saindo da Universidade bem preparados para o exercício profissional”, analisa.

A coordenadora do Colegiado de Enfermagem, professora Ângela de Oliveira Carneiro, atribui o desempenho dos estudantes do curso no Enade ao projeto pedagógico e ao novo currículo integrado, cujo conteúdo é estruturado em módulos e trabalha as diretrizes educacionais para a área de saúde, provocando reflexões críticas e associando a teoria à prática. Também são decisivos a inserção dos estudantes desde o primeiro período do curso nas unidades básicas de saúde e a formação docente. O colegiado tem um quadro com 33 professores, a maioria com mestrado e mais de 50% com doutorado.

“O bom desempenho é resultado de um trabalho articulado que vem sendo desenvolvido com o objetivo de formar profissionais cidadãos, que tenham compromisso com o atendimento mais humano, tendo a ciência como base, e que atuem na promoção à saúde da população. Esperamos que essa nota seja revertida para a qualidade de atendimento no sistema de saúde na região e em melhorias à população”, destaca a professora Ângela.

Os resultados, divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), foram publicados no Diário Oficial da União, no último dia 1º de setembro. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Os cursos são avaliados a cada três anos. Na edição do ano passado, foram avaliados 4,3 mil cursos de 997 Instituições de Ensino  Superior. Os dados do Enade são utilizados para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior no país.

Desempenho dos cursos da Univasf no Enade 2016:

Enfermagem – 1ª colocação no Brasil

Engenharia Agronômica – 26º do Brasil e 1º do Nordeste

Educação Física – 35º do Brasil, 5º do Nordeste e 1º de Pernambuco.

Farmácia – 57º do Brasil, 9º do Nordeste e 2º de Pernambuco.

Medicina – 49º do Brasil, 9º do Nordeste e 1º de Pernambuco.

Medicina Veterinária – 44º do Brasil, 9º do Nordeste e 3º de Pernambuco.

Zootecnia – 18º do Brasil, 4º do Nordeste e 1º de Pernambuco.

Fonte: Enade 2016/Inep

registrado em: , , ,