Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Debate sobre causas e desdobramentos do rompimento da barragem de Brumadinho acontecerá hoje (22) na Univasf

publicado: 22/02/2019 14h44 última modificação: 22/02/2019 14h44
Renata Freitas

Com o tema "Rio São Francisco: Causas e Desdobramentos do Rompimento da Barragem de Brumadinho/MG”, será realizada hoje (22) uma mesa de debates na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O debate acontecerá das 19h às 21h, no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento é aberto à participação de toda a comunidade.

Promovido pelo Diretório Acadêmico (DA) de Ciências Biológicas, o evento conta com apoio das Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e de Extensão (Proex) da Univasf, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Frente Brasil Popular. O debate visa chamar a atenção da sociedade da região do Vale do São Francisco para as consequências do rompimento da barragem de Brumadinho. Haverá emissão de certificados aos participantes.

A mesa será composta pelo reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, representando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); pelo pró-reitor de Extensão em exercício da Univasf, Nilton de Almeida; pela professora do Colegiado de Ciências Biológicas e coordenadora do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Patrícia Nicola; pela professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Márcia Guena; e pelo representante do MAB Roberto Oliveira.

Segundo a integrante da organização do evento, Carlaíse Freitas Gomes, a iniciativa tem o intuito de “chamar a atenção das instituições, dos estudantes e dos demais setores da universidade para debater e construir coletivamente, ações concretas que possam reverter a situação em que se encontra a bacia do São Francisco e que atinge diretamente a vida de milhares de ribeirinhos, comunidades tradicionais, como povos indígenas, quilombolas e fundo de pasto”. O evento integra uma agenda de mobilização nacional que vem acontecendo em solidariedade às vítimas e também em defesa do rio São Francisco.