Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Debates, apresentações orais e premiação de melhores trabalhos encerram programação da Scientex

publicado: 28/11/2019 16h20 última modificação: 28/11/2019 16h34
Renata Freitas

A 12º Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que começou na última terça-feira (26) no Campus Juazeiro, teve 2,4 mil participantes inscritos, apresentou 655 trabalhos nos formatos oral e banner nas nove mostras e jornadas e reuniu estudantes e servidores dos sete campi da Univasf. Este ano, o evento teve como tema "Repensando o Papel da Universidade na Conjuntura Atual” e propôs discussões sobre a função da Universidade no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. A Scientex será encerrada hoje (28), mas ainda há muitas atividades previstas para esta tarde.

A programação da tarde começou com o cine-debate com a exibição do filme “Hoje eu quero voltar sozinho”, que será seguida de discussão e terá participação do revisor de textos em Braile da Univasf Milton Carvalho. O bate-papo acontece no miniauditório 1, do Complexo Multieventos, até as 16h30.

Também acontecem nos miniauditórios do Multieventos o debate sobre o Desempenho acadêmico dos estudantes – entraves e desobramentos, com a participação da pró-reitora de Ensino, Monica Tomé; e a palestra sobre Heterogeneidade, inclusão e cultura digital, com o professor do Colegiado de Psicologia Marcelo Ribeiro. Ambos integram as atividades do V Encontro de Práticas da Educação Superior (EPES), promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pela Coordenação de Capacitação e Desempenho da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP).

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (RP) estarão em debate na mesa redonda “O impacto dos Programas PIbid e RP da Univasf na formação docente”, que será realizada das 16h às 17h30, no auditório principal do Multieventos. A mesa terá a participação das coordenadoras dos programas na Univasf, as professoras Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira e Janedalva Pontes Gondim.

Haverá também ao longo da tarde, apresentações de trabalhos no formato oral, no prédio de salas de aula do Campus Juazeiro. A programação deste último dia de Scientex será encerrada com a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos apresentados nesta edição do evento, prevista para as 17h30, no auditório principal do Complexo Multieventos.

Realizada desde 2008, a Scientex é promovida pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e Extensão (Proex), com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e acontece com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).  A programação detalhada está disponível no site do evento. Confira também fotos e vídeos desta Scientex nas redes sociais da Univasf pelo Instagram e pelo Facebook.