Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois cursos de licenciatura da Univasf tiveram nota máxima no Enade 2017

Dois cursos de licenciatura da Univasf tiveram nota máxima no Enade 2017

Todos os cursos avaliados obtiveram bom desempenho no exame

publicado: 31/10/2018 16h51 última modificação: 31/10/2018 16h51
Mônica Santos

Onze cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017. Os cursos de Licenciatura em Educação Física e em Ciências Sociais alcançaram o conceito máximo, em uma escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Além das licenciaturas em Ciências Sociais e Educação Física, que obtiveram o conceito 5, os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção ficaram com conceito 4; e os cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica, Artes Visuais e o bacharelado em Ciências Sociais obtiveram conceito 3 neste Enade.

Dos cursos avaliados, o de Licenciatura em Ciências Sociais, ofertado no Campus Juazeiro (BA), ficou em 1º lugar entre os cursos na Bahia, em 3º no Nordeste e em 8º lugar entre os 94 cursos ofertados no país. O conceito 4 de Ciências Biológicas, ofertado no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), o colocou em 1º lugar no estado de Pernambuco, em 4º no Nordeste e na 30ª colocação entre os 259 cursos do Brasil. Também ficaram com boas colocações em seus estados de origem os cursos de Licenciatura em Educação Física, Artes Visuais, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção, que ficaram em 2º lugar nos respectivos estados. Os dados completos sobre cada curso estão disponíveis no site do Enade.

De acordo com o coordenador do Colegiado de Educação Física, Leonardo Trevisan, a nota máxima do curso de licenciatura é um convite à reflexão sobre a importância das políticas de interiorização das Universidades Públicas, que possibilitaram uma universidade pública, gratuita, e acessível no Sertão. Soma-se a isso, segundo ele, a qualidade dos docentes, servidores e da estrutura que o curso possui, oferecendo boas condições para a formação dos discentes.

“Considero também que um dos fatores determinantes para a obtenção desse resultado foi a política pedagógica do curso, que possui como base o “aprender a aprender”, por meio da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Sendo o ensino baseado na relação indissociável entre a teoria e a prática, estimulando o aluno a refletir sobre a realidade social e sobre a sua atuação nesse contexto; a pesquisa auxiliando no desenvolvimento da criatividade e da análise crítica referente à atuação do futuro profissional e a extensão proporcionando momentos de diálogo, de reflexão e de intervenção na comunidade”, afirma Trevisan.

Já a coordenadora do Colegiado de Ciências Sociais, Paula Galrão, trata o resultado do Enade como o retorno de um trabalho árduo, que é fruto do quadro de professores e de alunos empenhados. “O curso foi pensado porque, na região, as aulas de Ciências Sociais são ministradas por professores que não são formados em Ciências Sociais e é muito satisfatório receber esse resultado e ver que essa demanda será suprida por profissionais que não estarão preocupados em fomentar apenas os debates clássicos das ciências sociais, mas também em inserir um modelo crítico de educação, apresentando uma forma diferente de exercer a atividade pedagógica”, conclui Paula.

Na edição de 2017, 1.478 instituições de ensino superior participaram do Enade e 537.360 estudantes foram avaliados dentro de 44 áreas de atuação. A cada três anos, o exame avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório e só pode colar grau o concluinte que responder ao questionário do estudante e fizer a prova. Após o resultado, os dados do Enade são utilizados para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior no país.

Cursos e Conceitos no Enade 2017:

Licenciatura em Educação Física – 5

Licenciatura em Ciências Sociais – 5